4 dicas de como abrir um e-commerce com diferencial de mercado

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Saiba como se diferenciar dos concorrentes e vender mais 

O e-commerce é uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender no Brasil. Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem batido recorde atrás de recorde no país. Se você tem um bom produto para vender, procure cursos de e-commerce para dominar o setor e ter um negócio digital lucrativo. 

Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões, um aumento de 26,9% na comparação com 2020, segundo dados da Neotrust. Em meio a tantas lojas virtuais, em diferentes segmentos, é essencial encontrar maneiras de se destacar no mercado. O seu e-commerce precisa ter diferenciais competitivos!

O que é um diferencial competitivo? 

Antes de começar a dar dicas, precisamos explicar o que são diferenciais competitivos. Basicamente, diferenciais são benefícios que só aquele produto ou loja oferece. Trata-se da forma de atender as necessidades do cliente, entre outros pontos. 

Isso só a sua marca tem, os diferenciais são as suas vantagens em relação aos seus concorrentes de mercado. 

Confira abaixo nossas dicas para criar diferenciais competitivos em seu e-commerce:

Estude o público e os seus concorrentes 

O primeiro passo é estudar o seu segmento de mercado. O que seus clientes precisam? Como eles estão sendo atendidos? Quais necessidades deles não são consideradas? Quais são os pontos fracos dos seus concorrentes diretos? É preciso responder essas perguntas. 

Um diferencial surge das oportunidades de mercado. Então, você precisa atacar os pontos que os seus concorrentes não conseguem suprir. Os produtos não atendem às necessidades dos clientes? Pense em novos produtos. O atendimento e suporte dos concorrentes é ruim? Capriche na estratégia de comunicação. 

Estude o mercado para encontrar as falhas na comunicação entre clientes e e-commerces. Assim, você pode criar um e-commerce que oferece soluções para estas falhas, tendo diferenciais para ganhar destaque nesse mercado. 

Invista em branding 

Depois que você estudou o mercado e listou as oportunidades para criar diferenciais no segmento, invista em branding. A construção da identidade visual e da comunicação da sua marca é essencial para atrair e fidelizar clientes. 

Através da identidade visual, o cliente poderá facilmente reconhecer seus produtos e publicações em redes sociais. Com o branding, você poderá encontrar a forma certa de demonstrar os valores da sua marca, tendo uma estratégia de comunicação clara e eficiente. 

Aposte na exclusividade para fidelizar clientes 

O cliente deseja se sentir especial. E você pode proporcionar essa sensação por meio da exclusividade. Então, se o cliente já comprou algum de seus produtos ou mesmo está numa fase avançada da jornada de compra, lhe ofereça algo exclusivo. 

Pode ser um desconto na sua loja ou em parceiros, um brinde especial, frete grátis ou indicações de novos produtos. É importante ser cordial com o seu cliente. Assim, sempre que ele precisar, irá procurar a sua loja para comprar novamente. 

Facilite a jornada de compra do cliente 

Outra forma de se diferenciar é tornar tudo mais fácil para o cliente. Ninguém gosta de perder tempo, então sua loja virtual precisa ser intuitiva, permitindo que ele faça uma compra em poucos segundos. 

Incremente essa jornada de compra com postagens assertivas no blog de sua loja, dando dicas de como usar os seus produtos, falando sobre tendências do seu segmento, etc. Faça vídeos ou fotos mostrando seus produtos, ensinando a forma de usá-los, tudo isso serve para chamar a atenção do seu cliente para uma compra. 

Essas são apenas algumas recomendações de como se diferenciar no mercado. Com tantos novos e-commerces surgindo diariamente, é preciso aprender a renovar a sua marca para seguir vendendo em mercados tão competitivos.