Como aplicar SEO em sua loja virtual de calçados?

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Ter qualquer tipo de empreendimento exige trabalho e dedicação, principalmente quando se trata de produtos físicos, como é o caso de uma loja virtual de calçados.

Estar preparado para lidar com todas as situações que fazem parte do comércio virtual é um desafio, mas que pode ser gratificante e lucrativo quando tudo dá certo e você percebe que seu negócio está caminhando na direção que você esperava.

E ver sua loja virtual prosperar, depende de muitos fatores que não podem ser ignorados. Para ter clientes, é preciso visibilidade na rede, gerar confiança, se tornar referência em seu setor e fazer com que sua marca e suas idéias tenham relevância para os consumidores.

Para conseguir isso, o Marketing Digital e suas estratégias serão de grande ajuda. 

Com o objetivo de contribuir com seu negócio, e fazer com que ele continue trilhando a jornada com direção ao sucesso, elaboramos este artigo especial sobre SEO, uma das estratégias mais importantes para você conquistar, engajar, informar e criar um relacionamento mais saudável com seu público.

Continue conosco e entenda como aplicar SEO em sua loja virtual de calçados.  

O que é SEO?

SEO, ou Search Engine Optimization, da sigla em inglês, significa Otimização para Motores de Busca. Esta estratégia tem como objetivo principal fazer com que um site seja encontrado pelos mecanismos de busca na internet, assim como o nome sugere.

Em outras palavras, o SEO permite que quando alguém digite palavras-chaves para encontrar algo relacionado a ela, “tênis esportivo”, por exemplo, apareça uma série de sites e páginas relacionadas nos resultados de pesquisa do Google, o serviço de busca mais usado no mundo.

As palavras-chave são a base do SEO e por meio delas, o algoritmo de busca vasculha a internet para encontrar e mostrar os melhores resultados.

A importância do SEO para sua loja virtual

Como você deve ter percebido até agora, boas práticas de SEO tem uma importância muito grande para qualquer negócio, e não seria diferente para sua loja de calçados.

Veja alguns motivos para adotar essas práticas na sua loja virtual:

  • Possibilidade de colocar seu site nas primeiras posições nos buscadores da internet, permitindo que ele seja encontrado pelos usuários;
  • Chance de divulgar seus produtos, idéias e sua marca sem gastar muito;
  • Aumentar o alcance de sua loja e captar mais clientes;
  • Gerar autoridade com base em conteúdos relevantes para o público-alvo, etc.

Como aplicar SEO na sua loja de calçados

Usar bem as práticas de SEO demanda produção de conteúdos completos, claros e pertinentes para o público, para que suas necessidades e dúvidas sejam acolhidas e solucionadas.

Conheça agora algumas das melhores e mais usadas táticas de SEO para ter destaque e visibilidade no seu e-commerce.

Valorize a experiência do usuário

A experiência que seu site proporciona aos clientes e visitantes é muito importante para alcançar boas posições nos buscadores da internet.

Certifique-se que a plataforma que você usa para sua loja possibilita a personalização de títulos, descrições, URL, etc.

Torne seu site amigável para quem o acessa, ou seja, o tipo de site que viabiliza uma navegação simples, prática e intuitiva.  

Valorize um design leve, atrativo e confortável, onde as informações e produtos são encontrados com facilidade e com poucos clicks, criar categorias para encurtar e beneficiar a navegação e interação dos visitantes, é um bom exemplo.

Além disso, invista tempo para tornar o seu site responsivo. Hoje é comum que os usuários acessem a internet nos mais variados dispositivos, e seu site precisa se adaptar e promover uma experiência igualmente positiva em todos eles..

As melhores palavras-chave para sua loja

Como dissemos anteriormente, as palavras-chave são como o coração do SEO, desta forma, definir as melhores e mais corretas para seu empreendimento é o segredo para conseguir uma boa posição nos buscadores e para que sua marca seja encontrada mais facilmente.

Existem dois tipos de palavras-chave:

  1. Palavras-chaves de cauda curta: caracteriza termos mais generalistas e amplos, com grande quantidade de resultados nas pesquisas. Ex: “Tênis”, “Calçados”.
  2. Palavras-chaves de cauda longa: Expressões para pesquisas mais específicas Ex: “Tênis Adidas para corrida”, “Calçados infantis”

As melhores palavras-chaves para sua loja são as de cauda longa, por serem mais específicas, são menos concorridas e geram um tráfego mais qualificado.

Otimize títulos, meta descrição e URL 

É preciso que você dê atenção devida a todos os detalhes do seu site e isso envolve:

  • Os títulos –  que devem ser objetivos e adequados;
  • A meta descrição – que é um recurso para descrição do conteúdo, no seu caso, o que sua loja de calçados oferece, e ela aparece sempre abaixo do título nos resultados de busca
  • A URL – que é o endereço do seu site, tudo aquilo que aparece após o “www”, que deve, necessariamente, ser compreensível, direta e esteja de acordo com o que você está vendendo. Ex: www.sualojadecalçados.com.br/C/tenis-nike-masculino

Descrição dos produtos

A descrição dos produtos ofertados também devem ser objetivas e esclarecedoras. Em uma compra online, este fator é particularmente importante, afinal, é por meio dele que o cliente saberá detalhes sobre o que está comprando.

Aproveite para dispor palavras-chaves de forma estratégica. Suas descrições devem ser completas, atraentes e relevantes às necessidades do consumidor.

SEO nas Imagens

Ter imagens de qualidade é fundamental, mas muitas pessoas negligenciam a otimização delas para os buscadores, lembre-se sempre que os algoritmos usam a descrição dos arquivos de imagens para identificar seu conteúdo. 

Por isso, preste atenção em aspectos como:

  • Nome do arquivo: Muitas imagens tem como nome, por exemplo “IM873562.png”, o que não diz muita coisa, customize e prefira algo como: “tenis-corrida-feminino.png” 
  • Tamanho das imagens: quanto mais pesadas, mais tempo leva para carregar, o que é ruim para a experiência do usuário e isso não é bom para seu site.

Link Building para sua loja virtual

O link building consiste em fazer com que outros sites apontem para o seu por meio de links, e para o Google, isso significa que seu site é relevante, o que melhora sua posição nos buscadores.

A melhor forma para fazer isso acontecer e ter a chance de se destacar é produzir conteúdo de qualidade relacionado a seus produtos.

Você pode:

  • Criar um blog vinculado a sua loja virtual;
  • Divulgar seu blog nas redes sociais;
  • Criar tutoriais, informativos, vídeos, resenhas, etc. sobre seus produtos.

Faça tudo isso, sem esquecer de usar as melhores e mais adequadas palavras-chave.

Usar de forma eficiente as práticas de SEO em seu site, é uma das melhores maneiras de aumentar os acessos orgânicos em sua loja virtual, que são acessos onde não é preciso pagar, eles acontecem naturalmente.

Entenda que SEO é um processo contínuo, leva tempo e é um recurso que precisa ser explorado e experienciado para que sua prática seja cada vez mais efetiva.

As técnicas que abordamos neste artigo vão melhorar pouco a pouco o desempenho de sua loja virtual e te ajudar a conquistar o sucesso que você deseja.