Como calcular a taxa de engajamento no instagram

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Uma boa taxa de engajamento vai para muito além de comentários e curtidas. Apesar de englobar, também, esses fatores. E elas refletem que você e seu público possuem, verdadeiramente, um relacionamento.Nesse sentido, um meio essencial para obter bons resultados dentro do seu Instagram, é utilizar a técnica de comprar curtidas no Instagram, como também curtidas, alcance e seguidores. Isso proporciona mais exposição e credibilidade para seu Insta.

Quando um usuário se envolve com uma publicação sua no Instagram, a ponto de indicar para outros, é sinal de que você passa credibilidade. No entanto, é possível aferir isso. Através do cálculo da taxa de engajamento. Fique com a gente e conheça mais sobre isso.

Do que se trata o engajamento no instagram?

O engajamento no Instagram segue o mesmo princípio que em outras redes sociais. Ele é uma métrica que indica como os outros interagem com as suas publicações e com o seu perfil. E inclui interações como:

·      Curtidas;

·      Comentários;

·      Compartilhamentos;

·      Menções;

·      Mensagens diretas.

E, como você viu, cada uma dessas interações mostra um grau de engajamento distinto. Uma curtida possui muito menos que um comentário ou compartilhamento, por exemplo.

No entanto, todas essas ações mostram uma forma de medir as expectativas que seu conteúdo atende. E o interesse que ele desperta.

Qual  a importância do engajamento no instagram?

Podemos fazer a comparação entre as interações nas redes sociais com a amizade entre duas pessoas. Para que a amizade continue, eles precisam se ver regularmente, manter contato e conversar bastante.

O mesmo pode se dizer da sua marca. Ao aumentar o seu engajamento nas redes sociais você acaba por ganhar maior visibilidade, aumentar a confiança do público em você, converter mais vendas, entre outras coisas.

Isso de forma ativa. Visto que você recebe um feedback instantâneo de seus clientes. E, no Instagram, se a sua postagem tiver um bom engajamento, o alcance orgânico dela será maior.

Assim, se você quiser transformar uma publicação em viral, o engajamento é um fator fundamental. Atingindo, até, quem não te segue.

O que significa taxa de engajamento?

Antes de mostrarmos como você pode calcular a taxa de engajamento e como aumentar o seu engajamento, vamos explicar esse conceito um pouco. Afinal, sem ele, você não compreenderá o resto do texto.

A taxa de engajamento é uma representação do nível de interação dos usuários com uma publicação ou perfil. Incluindo todas as interações que já citamos.

Quais as diferenças entre engajamento e taxa de engajamento?

O engajamento, como falamos, é quando o público se envolve com suas publicações. Ele indica que você está fazendo um bom trabalho, em nível de conteúdo.

Por outro lado, a taxa de engajamento é uma variável que é utilizada para avaliar o grau de interação com o seu perfil. Ou suas publicações.

Como calcular a taxa de engajamento no instagram?

Existe, de fato, uma fórmula geral, para que você calcule a taxa de engajamento no Instagram. Ela é expressa pelo total de interações com um post. No entanto, ela é bastante superficial, por não discriminar quais interações são essas.

Assim, podemos separar a taxa de engajamento em duas contas separadas. Como mostraremos abaixo.

Taxa de engajamento pública

Essas taxas não consideram o alcance do seu post. Podemos colocar, aqui, o engajamento nos stories anteriores, que é baseado nos seguidores e não no seu alcance.

Taxa de engajamento real

Essas fórmulas consideram o alcance do seu post. Assim, você, basicamente, deve dividir o número de interações pelo seu alcance. E, não, pelo número de seguidores. A fórmula ficaria parecida com isso:

 Interações (curtidas + compartilhamentos + comentários + salvar) / Alcance

Vamos considerar um post com 200 interações, que podem alcançar 5000 pessoas, dentro de um perfil com 2000 seguidores. A sua taxa de engajamento é de 200/5000 = 0,04. Em porcentagem, isso seria de 4%.

Agora, se considerarmos, apenas, seus seguidores, você teria 200/2000. isso, em porcentagem, seria de 10%. Um valor bastante diferente.

Existem diferentes formas de se avaliar sua taxa de engajamento. E formas de aumentá-la.

Como aumentar o engajamento no instagram?

Agora que você já sabe como é calculada a taxa de engajamento no Instagram, também deve ter entendido a importância dela. Dessa maneira, separamos algumas dicas para te ajudar a aumentá-lo.

Conheça seu público

Isso é fundamental. Caso contrário, você nunca vai conseguir produzir um conteúdo que, de fato, engaje o seu público.

Não estamos, no entanto, falando, apenas de dados demográficos. É interessante, também, saber quais são os interesses e necessidades de quem consome seu conteúdo.

Para isso, você, invariavelmente, precisará pesquisar. As perguntas nos seus stories são um ótimo começo e, na maior parte das vezes, são o suficiente para você direcionar o seu conteúdo.

Experimente

Existem diversos formatos de conteúdos disponíveis, atualmente. Além das tradicionais fotos, o Instagram trabalha com diversos formatos de vídeos. E, também, as transmissões ao vivo.

Essas experimentações devem ser seguidas da análise dos resultados. Para, assim, você saber se está no caminho certo.

No Instagram, no entanto, existem alguns formatos que tendem a engajar mais que outros. Como é o caso do carrossel, que engaja mais que fotos e vídeos únicos mas, ainda, representa menos que 18% das postagens. E ele engaja mais se mesclar vídeos e fotos.

Agregue valor

Seu conteúdo precisa fazer sentido para o seu público. E não, apenas ouvir falar do seu produto o tempo todo.

Assim, é preciso que você ofereça conteúdo de qualidade. Esse deve resolver os problemas de seus consumidores ou, então, entregá-los, se for o caso. Além disso, qualidade é melhor que quantidade.

Faça uso de gatilhos mentais

Pode parecer uma conversa um pouco abstrata. Mas, quanto mais você conseguir ativar os gatilhos mentais do seu público, maiores serão as suas taxas de engajamento.

Eles se baseiam em estímulos que o cérebro recebe e que nos ajudam a decidir. Um processo que executamos mais de 35 mil vezes ao dia.

Existem, no entanto, diversos tipos de gatilhos mentais. É interessante que você os estude, detalhadamente. No entanto, vamos citar as principais categorias, para nortear suas pesquisas futuras. São elas:

·      Escassez;

·      Urgência;

·      Novidade;

·      Prova social.

Mantenha frequência

Além da postagem regular, é preciso que a sua mensagem chegue, regularmente, ao seu público. Uma delas é através da segmentação do seu público.

Assim, você pode passar a mesma mensagem, de maneiras diferentes, para diferentes públicos. E, com o tempo, ela se tornará familiar a eles. Uma das estratégias adotadas são as campanhas de remarketing.

Mostre o que eles estão perdendo

Existe, atualmente, um sentimento chamado de Medo de Ficar por Fora ou Fear of Missing Out, em inglês, chamado de FOMO.

Ele diz respeito àquela sensação de estar perdendo algo, que todos estão fazendo. E pode impulsionar o seu engajamento nas redes sociais. Desde que explorado com cuidado.

Existem alguns tipos de conteúdos que podem explorar esse sentimento. Como, por exemplo, 30 lugares para visitar antes dos 30, 15 vídeos para mudar a forma como você trabalha. As possibilidades são muitas.

Crie curiosidade nas pessoas

O ser humano é curioso por natureza. Assim, explorar essa curiosidade pode render bastante engajamento.

É possível criar posts assim. Geralmente, eles possuem a frase assista a esse vídeo e descubra. Mas qualquer coisa que estimule a busca por mais informações é válida.

Também é interessante usar perguntas em meio às suas postagens no Instagram. Assim, você conseguirá direcionar o pensamento da pessoa.

Assim, você pode perceber que o cálculo da taxa de engajamento no Instagram não é tão difícil. No entanto, o aumento dela pode ser um pouco trabalhoso. Apesar de possível.