Como escolher as métricas certas para o meu e-commerce

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O e-commerce disponibiliza muito mais facilidade de compra, sabendo que você pode acessar em seu computador ou smartphone em qualquer lugar a qualquer hora do dia uma loja para escolher o seu produto, realizar o pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário e após um prazo determinado o produto está na sua casa. 

Justamente por conta dessa facilidade oferecida que os números de compras online crescem dia após dia, mas pensando como um gestor de Negócios quais são as melhores métricas para o seu e-commerce?

Neste artigo te ajudaremos escolher as melhores métricas para evolução do seu negócio, mas antes disso vamos falar sobre macro e micro conversões. 

Macro conversões

Mesmo sendo um e-commerce ou site institucional todo site tem um objetivo, e a 

macro conversão é o objetivo maior do seu site. Por exemplo no sites para vendas o 

maior objetivo é vender e a macro conversão será a transação desse pedido.

Micro conversões

Já as Micro conversões é o objetivo secundário do seu negócio, ainda usando o exemplo do e-commerce a micro conversão pode ser um cadastro, aquele objetivo que é importante mas não primordial para o seu negócio, que pode apenas ser um indicador de que o seus serviços estão caminhando bem.

As principais métricas usadas no e-commerce são:

  1. Transações

Essa métrica tem como função contar a quantidade de pedidos que foram realizados no seu site, como apresentado acima essa com certeza entra em macro conversão pois com obtendo o número de transações fica muito mais fácil realizar uma métrica para medir o sucesso ou falha do seu negócio.

Não se esqueça que a transação só conta o número de pedidos e não o número de pedidos pagos, ou seja mesmo seu pedido foi realizado e o cartão não for aprovado o boleto não pago a transação ainda contar aquele pedido, por isso é importante mapear não só o número de pedidos realizados mas também o número de pedidos pagos e encaminhados. 

  1. Taxa de conversão

Essa métrica é uma das mais importantes a ser analisadas, a taxa de conversão é um cálculo de quantas visitas o seu site teve até a finalização da compra, se trata de uma porcentagem de pessoas que acessam o seu site diariamente.

Esse gráfico é importante para todos os comércios, imagine que você trabalha no ramo odontológico através dele você consegue saber a quantidade de pessoas que acessam o seu site por pesquisas como quanto custa um clareamento, mas não realizaram a compra..

Através dessas métricas você poderá comparar o seu negócio com o de outras empresas do mesmo ramo ou até criar uma nova estratégia para conquistar esse nicho de clientes que deixaram o produto no carrinho mas não realizaram a compra.

Assim, você conseguirá analisar os seus resultados e ver onde a estratégia está tendo sucesso e onde precisa ser alterada ou melhorada. 

  1. Quantidade média de produtos

Essa métrica ajuda a entender quantos produtos saem por dia no seu site, ou seja, quando um cliente efetuar uma compra no seu site, quantos produtos ela comprou.

Imagine que você tenha um site de odontologia e através de uma pesquisa sobre “clareamento a laser valor”, o seu potencial cliente encontrou seu site e se interesse pelos seus serviços. 

  1. Receita 

Essa métrica calcula o valor monetário das transações ou seja, quanto em dinheiro os clientes gastam somando todos os seus pedidos.

Ex: 10 transações de R$30,00 = R$300,00 

Como as transações, essa métrica não contabiliza se o pedido foi pago ou não, ele apenas conta o número de pedidos realizados.

  1. Taxa de rejeição 

Métrica com grande relevância no mercado, a taxa de rejeição mede quantas pessoas acessaram o seu site mas por algum motivo saíram sem ir para outras páginas.

Essa taxa de rejeição pode acontecer por vários motivos, pelo layout do site que não é atrativo, pelo grau de dificuldade de navegação pelo site, como o tempo de espera para uma página carregar.

Também pode acontecer quando não atende às expectativas do cliente, por exemplo, ele buscou informações sobre implante dentário e ao acessar o site o conteúdo oferecido não está solucionando o problema dele ou não está atendendo ao que ele pesquisou.

Outro caso também é caso o usuário está procurando informações sobre lente de contato e ao acessar as informações forem confusas ou demorar muito para carregar.

Todos esses pontos influenciam na taxa de rejeição e essa métrica é muito importante pois é possível realizar as alterações ou melhorias necessárias para que essa taxa diminua.

  1. ROI

É uma métrica muito importante e o resultado dela mostrará se a estratégia está trazendo lucro para o negócio ou não.

Por exemplo, uma das suas estratégia é investir em divulgação nas redes sociais, com o ROI você pode fazer o cálculo de quantas pessoas através das redes sociais foram para o seu e-commerce e realizaram uma compra.

O ROI calcula os seus investimentos da seguinte forma: 

ROI= Ganho obtido X Investimento inicial / Investimento inicial. 

Vale ressaltar que as métricas que citamos neste artigo são métricas padrões, mas cada negócio precisa ter suas métricas particulares de acordo com o objetivo da empresa.

Caso uma estratégia não esteja correspondendo o objetivo da empresa ou trazendo poucos resultados pode ser o momento de analisar cada métrica e ver os pontos que podem ser alterados ou melhorados.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora do Clínica Ideal.

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