Como funciona uma marina? Entenda esse negócio!
O mundo do turismo náutico é um dos mais explorados no verão em todo o país. Ele está presente em diversas regiões litorâneas devido ao clima quente e a possibilidade de explorar atividades no mar, como passeios de barco, mergulho, práticas esportivas, entre outras.
Dentro deste contexto surge uma modalidade de negócio que é bastante conhecida nas regiões litorâneas que são as marinas de barcos. Essas são instalações desenvolvidas especialmente para oferecer serviços de cuidados com embarcações e também atividades para o turismo náutico.
Se você ainda não sabe o que é e como funciona uma marina, veja a seguir as características desse negócio e tire suas dúvidas sobre esse tema!
O que é uma marina de barcos?
A primeira coisa que devemos saber sobre uma marina de barcos é que ela é composta por uma infraestrutura que permite guardar os barcos em vagas secas ou molhadas, além de espaços para a realização de serviços náuticos.
Portanto, uma marina é um local onde se concentra diversos serviços náuticos que auxiliam no cuidado das embarcações, tais como: limpeza, manutenção, abastecimento de combustível, locação de embarcações, garagem náutica, entre outros.
Como funciona uma marina?
Essa modalidade de negócio muito presente nas cidades que ficam no litoral possui diversas características interessantes. Uma marina funciona através da prestação de diferentes serviços, sendo que cada marina pode definir os serviços que deseja realizar.
É importante considerar que as pessoas que procuram esses serviços são aquelas que têm interesse no mundo náutico, como os proprietários de embarcações que precisam de serviços náuticos, as pessoas que desejam tirar habilitação para navegar, os turistas que desejam realizar o turismo náutico através da locação de barcos, enfim, um público voltado para as atividades no mar.
Em uma marina é possível encontrar todos os serviços mais importantes em torno de uma embarcação, como serviço de garagem náutica, que é o local onde os barcos ficam guardados para garantir maior conservação.
Quais são os preços desses serviços?
Os serviços oferecidos pelas marinas costumam ter preços variados, já que isso depende muito de cada localização, tipo de serviço, gastos e procura também. Por isso, não há como definir os preços desses serviços de um modo geral, já que há bastante diferença no mercado nacional.
De acordo com a Marina Imperial, que é uma importante marina de Caraguatatuba, o preço de barco em marina depende de diversas características, como o tamanho da embarcação que ficará na garagem, o período contratado para a realização do serviço, que geralmente é mensal, e os serviços que podem ser incluídos em um pacote, como limpeza e manutenções preventivas, por exemplo.
Esse mesmo raciocínio se aplica para aqueles que perguntam sobre quanto custa deixar jet ski na marina. Os preços variam de acordo com todas essas características orientadas pela Marina Imperial, que é uma das marinas mais conhecidas em Caraguatatuba.
Quais são os serviços de lazer oferecidos por marinas?
Outra coisa que difere bastante entre as marinas são os tipos de serviços oferecidos. Além dos serviços voltados para quem tem uma embarcação, a maioria das marinas também oferece serviços de turismo, que possibilita encontrar atividades de lazer voltadas para o mundo náutico.
A Marina Imperial, por exemplo, oferece alguns serviços que são verdadeiros atrativos na cidade de Caraguatatuba e chamam a atenção de diversos turistas que chegam na região. Esse é o caso do passeio de lancha, que é uma prática bastante sofisticada, prazerosa e que possibilita ter uma experiência única na vida.
Ainda no mar, a marina conta que as pessoas também podem aproveitar o passeio de lancha para realizar suas práticas esportivas preferidas, como o mergulho, o wakeboard, o stand up paddle, entre outras.
Segundo a Marina Imperial, o aluguel de lanchas é sem dúvidas o serviço mais procurado nos meses mais quentes do ano nas regiões litorâneas, pois nem todos querem ter a responsabilidade de ter uma embarcação. Além do mais, ao alugar uma embarcação, a marina orienta que é possível também contratar uma pessoa para pilotar o barco.
Viu só quantas curiosidades interessantes sobre essa modalidade de negócio? Se gostou de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de uma marina de barcos, deixe seu comentário e acompanhe outros conteúdos aqui no site.