Como impulsionar seu negócio usando o Google Ads

0 42

O Google Ads está entre as melhores ferramentas para que uma empresa possa impulsionar o seu negócio na internet.

Ele oferece uma estrutura bastante completa e prática para que você possa inserir anúncios relacionados ao seu negócio, fazendo com que eles sejam vistos no layout de pesquisa do Google ou em sites parceiros.

O Google Ads oferece diferentes modalidades de anúncio, que podem ser escolhidos de acordo com a sua estratégia de marketing.

Assim, ao optar por um dos tipos disponíveis, você alcança mais clientes e melhora os lucros do seu negócio de maneira rápida e assertiva.

Ao definir o seu objetivo, você pode escolher entre uma série de metodologias do marketing digital que são capazes de tornar o seu estabelecimento mais conhecido.

Além disso, esses métodos podem fortalecer a sua marca e trazer um grande número de novos clientes.

Dentro desse cenário, o Google Ads possui um amplo destaque, justamente porque ele oferece meios práticos de criação de anúncios e modalidades diferenciadas, que podem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade.

Para se ter uma ideia, eles podem ser utilizados para promover produtos variados, assim como para diferentes tipos de serviços, fazendo com que uma consultoria de marketing possa ser divulgada na internet.

Por isso, para que você opte pelo modelo de anúncio adequado para a sua estratégia de marketing, este artigo traz informações a respeito dos diferentes tipos oferecidos pelo Google Ads, permitindo que você utilize aquele que mais tiver sinergia com o seu negócio.

Entendendo mais sobre o Google Ads

O Google Ads é uma plataforma específica para anúncios do Google. Certamente, ao realizar uma pesquisa na internet, você já se deparou com alguns formatos de anúncios, em diferentes áreas da página de busca.

O Google Ads ganhou destaque como uma ferramenta de marketing digital eficiente graças aos seus resultados, que podem ser obtidos mais facilmente do que em outros meios de publicidade.

Ao comparar um anúncio virtual sobre desenvolvimento de software com o impresso, o maior retorno virá da plataforma do Ads.

Mas, como mensurar isso? É simples: a plataforma do Google oferece métricas sobre a efetividade dos seus anúncios, mostrando o número de acessos e de interações, permitindo que você analise os seus resultados.

Já no formato impresso, o seu retorno poderá ser calculado pelos clientes que mencionaram ter encontrado a sua empresa por meio de um panfleto ou revista, o que diminui a abrangência da sua campanha.

Isso porque, se um cliente está buscando por uma consultoria em segurança do trabalho para o seu estabelecimento, ele certamente vai optar pela pesquisa nos buscadores da internet, tornando um anúncio impresso menos eficaz.

Nesse sentido, seja para promover um produto específico ou para divulgar os serviços oferecidos pela sua empresa, o Google Ads se mostra como uma alternativa bastante assertiva, garantindo uma boa visibilidade na internet.

Google Ads: quais os seus objetivos de campanha?

Antes de começar os seus anúncios na plataforma, o Google pede para que você indique qual é o seu objetivo, ou seja, por qual motivo você está iniciando a sua campanha de anúncios.

Você pode ter como objetivo impulsionar o seu negócio e, por isso, utilizar estratégias diferentes para alcançar a sua meta.

Desse modo, você pode criar anúncios para aumentar as suas vendas ou para gerar mais leads, aumentar o tráfego da sua página, e também, ou ainda para tornar a sua marca mais conhecida.

Todas essas possibilidades fazem parte de uma campanha de impulsionamento bastante completa, pois elas permitem que uma empresa atinja os seus objetivos de maneira mais clara e eficiente.

Tendo em vista o seu planejamento de crescimento, você pode investir em diferentes formatos de anúncio, que serão mencionados no próximo tópico.  

Quais são os formatos de anúncio do Google Ads?

Focando em meios de garantir anúncios perfeitamente adaptados para os mais diferentes tipos de empresas, o Google Ads oferece modalidades de anúncios patrocinados que podem atender à sua necessidade específica.

Entre os principais modelos, podemos elencar:

  • A rede de pesquisa;
  • A rede de display;
  • Os anúncios do formato shopping;
  • Os anúncios em vídeo.

Cada uma dessas possibilidades foi criada para atender diferentes expectativas, conforme veremos a seguir.

Anúncios na rede de pesquisa

Os anúncios da rede de pesquisa são os mais conhecidos da plataforma. Eles são exibidos nas primeiras posições do layout da página, garantindo uma boa visualização do seu anúncio.

Ao pesquisar sobre mezaninos metálicos para o seu negócio, buscando por uma empresa de montagem industrial, por exemplo, os resultados trarão diferentes estabelecimentos.

Assim, logo no início da página, são exibidos os anúncios da rede de pesquisa que apresentam uma etiqueta ao lado do link, identificando-os como anúncios.

Eles são feitos em formato de texto, sendo encontrados devido ao uso de palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

Nesse mesmo cenário, uma empresa de automação residencial pode ser encontrada em uma pesquisa que utilize expressões recorrentes da área e de acordo com os serviços oferecidos.

Assim, ela pode optar pela escolha de termos como “instalação de kit de automação” ou “reparo para equipamentos de automação” que façam com que a empresa seja encontrada durante uma busca.

Anúncios na rede de display

Os anúncios da rede de display são aqueles que aparecem nos sites parceiros do Google, exibido em diferentes categorias.

Mesmo que a grande vantagem do display seja explorar anúncios com imagens mais atrativas, eles ainda podem ser confeccionados em formato de texto ou banners, de acordo com a sua necessidade.

Assim, uma loja de móveis planejados pode utilizar a rede de display para impulsionar o negócio utilizando fotos dos seus produtos, escrevendo algo sucinto sobre a sua empresa ou com banners exibidos durante os vídeos do YouTube.

O tipo apropriado vai depender da sua estratégia, de modo que você pode escolher apenas uma das modalidades mencionadas ou investir em todas, de acordo com o seu orçamento para campanhas.

Anúncios para o shopping do Ads

Ao buscar por um item, você já deve ter visualizado alguns pequenos anúncios que aparecem no início da página, apresentando fotos e preços.

Eles são direcionados para comércios e varejos, pois permitem que os produtos sejam exibidos em uma vitrine virtual, levando pessoas realmente interessadas naqueles itens até o site da loja.

Assim, um estabelecimento especializado na venda de caixas de som para eventos, por exemplo, pode optar por essa modalidade para que os seus equipamentos possam ser visualizados de uma maneira mais interessante.

Isso porque, para os casos de produtos físicos, o apelo visual é fundamental, fazendo com que o cliente saiba exatamente o que está comprando.

Então, se você possui uma loja e deseja oferecer os seus produtos de um modo mais atrativo, você pode optar pelos anúncios do shopping do Google Ads.

Anúncios em vídeo

Durante a sua navegação no YouTube, você já deve ter sido surpreendido diversas vezes pelos anúncios no canal, que possuem formatos variados.

Os anúncios em vídeo são exibidos tantos nos vídeos do YouTube quanto em sites parceiros, sendo eles de curta duração, com características puláveis ou não puláveis.

Isso quer dizer que empresas de consultoria ambiental que desejam impulsionar o seu negócio na plataforma pode optar por um anúncio de poucos segundos.

Nesse cenário, ainda, os espectadores podem clicar em pular o anúncio ou ter que visualizá-lo até o fim – sem essa opção.

Além disso, há formatos específicos para exibição em dispositivos móveis, sejam eles em vídeos ou em áreas específicas do aplicativo.

Por isso, se você deseja investir no impulsionamento da sua empresa utilizando os anúncios em vídeo, essas são algumas das opções disponíveis.

Orçamento para campanhas de Google Ads

Uma das primeiras perguntas que surgem para quem deseja expandir o seu negócio na internet é sobre o valor do investimento necessário para isso.

A resposta para essa dúvida é complexa, já que cada negócio possui uma estratégia diferente.

Além disso, os anúncios do Google Ads são totalmente personalizáveis, o que quer dizer que o valor deles dependerá do formato escolhido, do prazo em que ele será exibido e do canal que você deseja inserir a sua publicidade.

É importante frisar que a plataforma se preocupa em oferecer benefícios para os seus anunciantes, permitindo que alterações possam ser feitas a qualquer momento, de modo que os seus anúncios possam trazer resultados para o seu negócio.

Referente ao valor mensal que você deve aplicar para suas campanhas, é possível dizer que o investimento vai ser feito de acordo com o seu orçamento disponível.

Isso é importante pois evita surpresas e gastos imprevistos dentro do seu balanço financeiro.

Com isso, os anúncios do Google Ads se tornam uma estratégia bastante interessante para o impulsionamento do seu site. Isso porque se enquadram nas expectativas, enquanto oferecem possibilidades atraentes para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.