Criar um site vai muito além do layout: veja dicas para otimizar as páginas

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Seja para o desenvolvimento de loja virtual ou site institucional, é extremamente importante saber como otimizar as suas páginas. 

Fatores fora da página vêm se tornando cada vez mais importantes para o SEO (otimização de site), mas isso não significa que a otimização de páginas não seja importante para conseguir um bom posicionamento nos motores de pesquisa. 

O Google, por exemplo, usa o conteúdo da página para descobrir sobre o que ela se trata. Portanto, as palavras-chave para as quais suas páginas estão classificadas são determinadas pelo conteúdo que elas contêm. 

Dentro disso, o Google faz a atribuição de mais ou menos relevância (a influência dada às palavras-chave que você classifica) para diferentes elementos na página. 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para otimizar as páginas para que o seu site possa conseguir um bom posicionamento nos resultados do Google – ou qualquer outro motor de pesquisa. 

Então, vamos lá! 

Dicas para otimizar páginas de sites

Aqui estão algumas dicas para otimizar páginas de sites e que te ajudarão a conquistar um bom posicionamento nos resultados do Google.

1. Otimize as URLs

A URL pode ser um pouco subestimada para uma página. Além de fornecer valor adicional às suas palavras-chave, também aparece nos resultados da pesquisa.

Isso significa que a URL, na verdade, faz parte do “anúncio”que aparece para seu site nos resultados de pesquisa orgânica. Isso tem uma influência direta sobre a escolha das pessoas por clicar em seu link. 

Observe que o Google encurta URLs mais longas para que sejam exibidas de maneira organizada. A seção intermediária é pulada, deixando as partes mais importantes para o usuário – o domínio e a página. 

A URL deve ser legível e fazer sentido. O conteúdo que você esperaria ver na página deve ser claro. Um bom teste é ver se o seu URL reflete o título da página.

2. Otimize títulos da página

A seguir, abaixo do URL, é hora de dar uma olhada no título da página – provavelmente o mais abusado e um dos fatores de SEO na página mais antigos. O título da sua página é o elemento da página onde é mais importante encontrar um equilíbrio entre a legibilidade e o SEO.

Vamos começar dando uma olhada em como o Google está exibindo o título da sua página. Basta pesquisar a página no Google para que apareça nos resultados. 

Ao ver o seu título de página nos resultados do motor de pesquisa, observe qual é o comprimento em que ele aparece. 

Há um limite máximo de caracteres para o que o Google possa exibir nos resultados. Varia de acordo com o tipo de resultado e os caracteres reais que você usa. 

Isso ocorre porque, na verdade, é um limite de pixels, então o espaço com o qual o Google pode brincar é determinado em pixels (512 se você estiver interessado). Use letras mais largas e  caberá menos caracteres.

Portanto, tome cuidado para que o seu título de página não fique muito grande e apareça “cortado” nos resultados de pesquisa. 

Também é importante que você adicione a palavra-chave no título. Você precisa se certificar de que seus termos principais sejam colocados em seu título de página, com os termos mais importantes na frente. 

3. Otimize descrições da página

Existem algumas pessoas que ainda pensam que as descrições das páginas afetam as classificações. Há muitos anos sabe-se que não. O que ainda é um pouco mais controverso é se há um efeito secundário por meio da influência das taxas de cliques. 

Desde o ano passado, isso também não é um fator (ou pelo menos nenhum que o Google queira admitir).

É provável que ter a Taxa de cliques como um fator de classificação tenha criado uma grande dor de cabeça para o Google, com proxies e equipes de desenvolvimento fornecendo maneiras baratas e acessíveis de gerar cliques falsos. 

Portanto, o CTR não influencia as classificações. No entanto, ele tem uma grande influência na quantidade de tráfego que chega à página. 

Ou seja, é importante que seu anúncio nos resultados de pesquisa seja o mais otimizado possível para obter a maior quantidade de cliques possível.

Portanto, preocupe-se em desenvolver descritivos chamativos, que expliquem o conteúdo da página. Use palavras-chave e inclua um CTA para que o usuário tome alguma ação, como clicar no link.

4. Otimize o conteúdo

O maior e mais influente fator na página, de longe, é o conteúdo. Não se trata apenas de usar as palavras-chave certas, mas também de escrever conteúdo de alta qualidade, em outras palavras, coisas que as pessoas vão querer ler, compartilhar e vincular. 

As palavras-chave são importantes. Eles são como os mecanismos de pesquisa que vinculam o que as pessoas estão procurando ao conteúdo classificado para essas pesquisas.

É a ponte entre a intenção do pesquisador e as informações mostradas na página. Portanto, você precisa se certificar de que as palavras-chave que deseja classificar estão incluídas nas primeiras 100 palavras do conteúdo.

Certifique-se de que as palavras-chave primárias e secundárias estejam dentro da sua cópia e apareçam com destaque. No entanto, não caia na armadilha de sacrificar a qualidade da cópia para incluir suas palavras-chave. 

Além disso, se você descobrir que precisa tentar encaixar suas palavras-chave na página, provavelmente tem as opções erradas para a copy. 

O Google analisa o significado geral da página. Incluir palavras-chave que realmente não se encaixam não será bom para o seu site. 

Conclusão

Você acabou de conferir algumas dicas para otimizar as páginas do seu site. Porém, é importante deixar claro que o SEO é composto por muitas outras técnicas e estratégias que acompanham inclusive na hora de criar um site.

Portanto, quanto mais as suas páginas forem otimizadas, maiores serão as suas chances de obter um bom posicionamento no Google e, consequentemente, obter mais tráfego para o seu site, o que pode gerar mais vendas. 

Ter um layout bonito e elaborado especialmente para o seu público-alvo é fundamental, mas de maneira nenhuma esquecer de otimizar as suas páginas, isso fará toda a diferença para obter ou não bons resultados. 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que comece a aplicá-las o mais breve possível!