Dicas para alavancar seu negócio na internet

0 123

Hoje em dia, estar presente na internet é essencial para empresas de todos os segmentos e tamanhos, já que ela possibilitou tantos avanços, revolucionando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços.

Basta reparar que atualmente são cada vez mais raras as pessoas que não têm acesso, principalmente com a popularização dos smartphones, aos mais variados sites e aplicativos.

Por isso é muito importante que as empresas estejam presentes no mundo digital, garantindo visibilidade e contato com o seu público. 

As diversas estratégias de Marketing Digital ajudam as empresas para que conquistem mais clientes. Essa estratégias podem até dispensar investimentos em materiais físicos ou deslocamento de funcionários para a promoção de produtos ou serviços.

A internet pode ser utilizada para alavancar praticamente todos os tipos de negócios, com algumas estratégias desenvolvidas para ajudar as empresas a alcançarem cada vez mais oportunidades.

Revolução digital

Atualmente a nossa sociedade vive uma espécie de revolução digital. É crescente a quantidade de pessoas acessando a internet por meio de uma variedade de dispositivos, como os celulares, tablets e computadores tradicionais.

O acesso está crescendo e também é cada vez mais frequente, já que a maioria das pessoas interagem muito mais com os seus celulares do que com outros meios de comunicação, como os televisores ou rádios, por exemplo.

Pesquisas apontam para o fato de que mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil, o que representa cerca de 66% da população. Desse total, 85% utiliza a internet todos os dias. Os resultados de pesquisas feitas pela Hubspot e We Are Social evidenciam o fato de que o meio digital é uma grande oportunidade para os empreendedores.

Com diversas opções de canais, as empresas podem estabelecer uma comunicação direta e interativa com potenciais clientes, o que contribui não só para aumentar a popularidade do negócio mas também para fidelizar os consumidores atuais.

Principais ferramentas para a presença online

As empresas podem se posicionar no ambiente online de diversas maneiras, utilizando uma série de ferramentas para ganhar mais relevância no mercado em que atuam, aumentando as chances de atrair a atenção de potenciais clientes.

Atualmente, é de extrema importância que os empreendedores conheçam as principais plataformas e ferramentas para estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo. 

Desse modo, as marcas são lembradas com mais facilidade pelos consumidores na hora da compra ou indicação de um serviço.

Ao conhecer melhor os hábitos e desejos dos seus consumidores em potencial, também fica mais simples planejar e executar as estratégias, sendo que as principais são:

  1. Criação de um site informativo da empresa;
  2. Criação de um blog corporativo da empresa;
  3. Presença nas principais redes sociais;
  4. Campanhas de Email Marketing.

1. Site da empresa

A criação de um site com as informações sobre a empresa é um dos primeiros passos para garantir a presença online. 

Uma empresa especializada em móveis planejados em Suzano, por exemplo, pode utilizar o endereço online para fornecer as principais informações sobre a sua organização, além de destacar os principais serviços ou produtos que têm a oferecer.

Os E-Commerces (comércios eletrônicos) são outra possibilidade, com a realização das transações de compra e venda pelos sites. Nesses casos, as plataformas contam com uma estrutura criada especialmente para a exposição dos produtos e mecanismos para dar andamento na jornada de compra.

Entretanto, mesmo nos casos em que a empresa não faz vendas pela internet, com certeza os clientes podem encontrar o negócio de uma forma mais fácil se ele estiver online.

Nesse sentido, o site pode servir como um portfólio para o empreendimento. Empresas de injeção plástica, por exemplo podem incluir depoimentos de clientes satisfeitos, produtos já fabricados, entre outras informações relevantes sobre a empresa e os serviços.

É preciso que o site seja de navegação fácil e otimizado segundo boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, Otimização dos Mecanismos de Busca, em inglês), facilitando que ele seja encontrado no momento em que os potenciais clientes fazem pesquisas na internet. outra dica é investir em imagens ilustrativas de qualidade, que agreguem valor ao site e à empresa.

2. Blog corporativo

Para estabelecer uma relação com o público-alvo da empresa, uma das principais ferramentas que podem ser empregadas é o blog corporativo, atrelado ao site da organização.

No blog corporativo a empresa pode criar conteúdos informativos para todas as etapas da jornada de compra, para que o potencial cliente aprenda sobre o universo em que o produto ou serviço se insere, e os problemas que eles resolvem. 

Assim, uma fabricante de componentes industriais, como uma chave micro switch, por exemplo, pode abordar questões relacionadas ao universo das válvulas como um todo. Ao informar o público, ela reafirma a relevância do produto, sem vendê-lo diretamente.

Com um conteúdo otimizado em SEO, a marca tem um grande potencial de tornar-se mais conhecida e  mostrar-se ser uma referência no seu nicho de atuação. Isso ocorre quando as publicações têm bom posicionamento nos mecanismos de buscas.

Uma empresa focada na manutenção de motores elétricos, por exemplo, deve ter um blog constantemente atualizado, sempre com materiais diversificados. As postagens devem ser direcionadas à resolução dos problemas, dúvidas e curiosidades dos clientes e potenciais clientes, fortalecendo a relação com a marca.

A relevância da criação do blog corporativo está no fato de que atualmente é grande a concorrência no mercado e os consumidores têm mais poder de escolha sobre os conteúdos e produtos que consomem. Isso faz com que eles tenham mais interesse em pesquisar não só cobertura de vidro preço, mas também sobre as características dos produtos, antes de tomar as decisões.

 Por isso, os consumidores atuais valorizam as empresas que investem na área. 

A criação de um blog atrai os potenciais clientes para os canais de comunicação das empresas de forma espontânea.

3. Presença nas principais redes sociais

Os brasileiros são usuários assíduos das redes sociais, que têm muitos acessos mensais no país, em diferentes tipos de dispositivos e plataformas.

Por isso, é fundamental que as empresas estejam presentes nas principais mídias, principalmente naquelas que são utilizadas pelo público que as ações de Marketing Digital pretendem atingir. É válido ressaltar que é mais importante ter uma boa presença em apenas uma plataforma, do que estar em todas mas não utilizá-las corretamente, sendo que elas possuem diferentes funcionamentos e objetivos.

Um estabelecimento especializado na venda de aquecimento solar residencial, por exemplo, precisa organizar muito bem a sua estratégia antes de iniciar as publicações. Elas precisam ser adequadas para a audiência e para o canal que está sendo utilizado, para garantir que a comunicação será feita da maneira correta, agradando aos visitantes.

O uso das redes sociais corporativas, entretanto, é bastante diferente do uso para fins pessoais. É preciso que as empresas façam um planejamento de conteúdos, para usar a linguagem adequada e manter a fluidez.

Uma confecção pode usar as redes para mostrar bastidores da fabricação de peças, promover lançamentos, divulgar ofertas ou informar a audiência sobre detalhes da embalagem para lingerie, por exemplo. As redes sociais também são empregadas para a divulgação de links para conteúdos no blog corporativo ou site da empresa.

4. Email Marketing

O Email Marketing é uma ótima forma de manter a comunicação com potenciais clientes e clientes. É um canal importante, utilizado frequentemente pela maioria dos adultos online, e que tem como grande vantagem a aproximação do leitor. 

Trata-se da entrega de mensagens personalizadas para pessoas que tenham demonstrado interesse em saber mais sobre a empresa, cedendo o contato em troca do download de um material informativo sobre óleo térmico mobil, por exemplo.

É possível enviar diversos tipos de conteúdos por Email, desde promoções e ofertas, até a divulgação de postagens do blog corporativo, distribuição de materiais ricos como e-books, e outros tipos de mensagens.

Com as ferramentas de automação de Email Marketing, as empresas conseguem segmentar as listas de contatos para atendê-los de acordo com as suas preferências e estágio na jornada de compra. 

Também podem mensurar facilmente os resultados, com ferramentas para saber quantas pessoas foram atraídas pelas mensagens. As ferramentas compõe uma nova forma de fazer o Marketing das empresas, que é resultado da revolução que as tecnologias digitais proporcionam à nossa sociedade. As mídias tradicionais, como o rádio, televisão e jornais, continuam tendo penetração na população, mas acabam perdendo espaço para os novos canais de comunicação.

É válido ressaltar que o ideal é que as empresas contratem profissionais especializados para o planejamento e execução das estratégias, que demandam conhecimentos técnicos e experiência de mercado para que sejam eficazes.

Além disso, como se tratam de áreas em constante evolução, é preciso que os empreendedores estejam sempre atentos para mudanças, testando as ações para chegar nas estratégias que mais se adequem aos objetivos do negócio e preferências do público das empresas.

Cada segmento tem um público em particular, e demanda diferentes maneiras de comunicação e interação. Portanto, certas ferramentas podem se mostrar mais eficientes do que outras na comunicação com consumidores e potenciais consumidores.

Contudo, é essencial que os empreendedores estejam atentos às demandas do público, marcando presença nos meios digitais para garantir o crescimento no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.