Dicas para fidelizar o cliente do seu e-commerce

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O e-commerce é considerado uma das melhores maneiras de alavancar as vendas de uma empresa, e por isso ganhou grande relevância no mercado virtual.

Se você deseja expandir o seu negócio e aumentar o seu faturamento, investir na criação de uma loja virtual vai ser certamente a melhor opção para a sua empresa.

Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas optem por adquirir produtos/serviços diretamente pela internet, devido às facilidades que ela proporciona.

Isso porque, dentro de um e-commerce, o processo de compra funciona de uma maneira simples, como nas seguintes etapas:

  • O cliente acessa a loja virtual;
  • Escolhe o produto que deseja adquirir;
  • Personaliza-o, se for necessário;
  • Adiciona o item no carrinho de compras;
  • Efetua o seu cadastro ou realiza o seu login;
  • Calcula o valor do frete;
  • Realiza o pagamento;
  • E espera a entrega no conforto da sua casa.

Cada vez mais pessoas optam por esse formato, justamente porque ele pode oferecer mais comodidade e, principalmente, porque ele proporciona maior economia para o comprador.

Pensando nesse cenário, é possível prever que as lojas que desejam alcançar um maior número de clientes certamente vão investir na criação do seu e-commerce.

E a pergunta seguinte será: como fidelizar os meus clientes?

Afinal, se todas as boas lojas oferecem bons descontos e produtos, é preciso encontrar uma maneira de fazer com que o seu cliente escolha a sua loja, e que recorra sempre a ela quando for necessário.

Mesmo que uma loja online ofereça a melhor confecção de uniformes escolares, a concorrência existe e é preciso investir em técnicas e estratégias eficientes para fidelizar o seu público.

O que é um e-commerce e por que ele é tão vantajoso?

O e-commerce é uma loja virtual, que disponibiliza uma grande diversidade de produtos/serviços, que podem ser adquiridos a distância, por meio de um pagamento virtual.

A entrega do pedido é sempre feita diretamente no endereço indicado pelo cliente, contando com os serviços de transportadoras que atuam nas mais diversas regiões do país.

Atualmente é possível encontrar um e-commerces que ofereçam a retirada do produto em uma de suas lojas físicas, de modo a oferecer mais opções para o cliente durante a compra.

Embora alguns donos de empresa ainda relutam sobre a expansão da sua marca na internet, o e-commerce funciona muito bem para qualquer tipo de segmento de atuação, seja para a venda de sacos plásticos personalizados ou mesmo para oferecer tipos diversos de mobília para uma residência.

Uma loja virtual é uma maneira interessante de acompanhar os avanços tecnológicos e manter-se presente na vida dos seus clientes, representando assim um modelo de negócio em ascensão.

Afinal, um e-commerce permite que uma empresa amplie o seu setor de atuação de maneira muito mais simples do que a abertura de uma nova filial.

Uma loja física que ofereça peças em acrílico, certamente atenderá de modo satisfatório ao seu perímetro de atendimento, mas um e-commerce pode ter uma área de atuação ilimitada, dentro do território nacional ou até mesmo internacional.

Além disso, os custos operacionais de um estabelecimento são muito maiores do que o de um e-commerce. É possível começar a economia pelo valor do aluguel, e depois pelo quadro de funcionários, que não precisará contar com muitos colaboradores para que o atendimento seja feito de maneira eficiente.

E se você já possui uma matriz que venda móveis planejados para loja, é possível unificar o estoque da unidade física com o da loja virtual, o que não pode ser feito quando uma empresa possui vários estabelecimentos, que precisam ter o seu armazenamento individual.

Por isso, o e-commerce se mostra uma modalidade de negócio muito mais vantajosa e deve ser implementado sempre que há o desejo de crescimento de uma marca e das suas vendas.

E-commerce e fidelização do cliente

Depois da implementação de um e-commerce, é preciso desenvolver estratégias que possibilitem um desenvolvimento positivo, na qual,  tanto o site possa ser encontrado com maior facilidade pelo público interessado nos seus produtos/serviços, quanto ele possa se tornar uma referência no seu segmento.

Isso é importante para incentivar um cliente que comprou um produto como uma pasta zip zap na sua loja virtual, para retornar e realizar a compra um outro item, como cadernos e canetas, por exemplo.

E é justamente nesse sentido que um e-commerce precisa aplicar algumas vantagens no seu negócio que o destacam os seus concorrentes, fidelizando os seus clientes.

Algumas estratégias são bastante simples de serem colocadas em prática, conforme veremos a seguir.

Apostar na presença via e-mail marketing

Quando o cliente efetua uma determinada compra na sua loja virtual de casa e construção, por exemplo, ele precisa realizar um cadastro, onde fornece os seus dados de contato e endereço da entrega.

Futuramente, você pode investir em uma estratégia de se manter presente na rotina do cliente utilizando o recurso do e-mail marketing para isso.

Nele, você pode enviar diversos tipos de conteúdos, seja para apresentar uma promoção relâmpago de piso podotátil de concreto, ou para enviar um artigo sobre a importância de realizar uma manutenção periódica em diversos equipamentos domésticos e até para enviar felicitações em datas comemorativas.

Isso porque o e-mail marketing faz com que uma empresa possa ser mais presente na vida do seu cliente, agregando maior valor na transmissão de conhecimentos variados, ou mesmo para que o cliente possa aproveitar um desconto especial oferecido para ele em virtude do seu aniversário.

Todas essas são estratégias de e-mail marketing que funcionam muito bem para o e-commerce, independentemente do seu tipo de segmento de atuação.

O marketing de conteúdo como ferramenta de fidelização

Muitas empresas investem na criação de um e-commerce, mas também na criação de um blog.

O motivo é muito simples e objetivo: transmitir conteúdos de qualidade, que podem ser facilmente acessados pelo seu público e que gerem maior interesse e engajamento por parte dele.

Isso porque uma das facilidades que a internet proporciona na vida das pessoas é a praticidade na obtenção de informações e conhecimentos, ao mesmo tempo em que torna possível resolver várias pendências por meio de uma página virtual.

Nesse sentido, investir na criação de um blog que compartilhe postagens periódicas sobre assuntos de grande relevância pode ser fundamental dentro de uma estratégia de fidelização dos clientes.

Afinal, a qualidade dos artigos do seu blog pode criar um destaque para o seu e-commerce, fazendo com que as pessoas encontrem a sua página na internet e que elas se engajem para consumir o seu conteúdo rotineiramente.

Se você possui uma gráfica online, por exemplo, pode ser importante criar um novo artigo sobre como personalizar etiquetas adesivas, esclarecendo o processo para uma pessoa interessada. Isso faz com que a experiência dela no site seja mais simples e se converta em uma nova venda.

Essa estratégia não só pode aumentar as vendas como também pode ser responsável por fidelizar os seus clientes.

Você ainda pode enviar para o seu cliente alguns e-mails que informem sobre novas postagens, levando-os a acessar o seu site com maior frequência.

Interação com os clientes nas redes sociais

Outra estratégia fundamental para quem deseja promover o seu e-commerce, ao mesmo tempo em que busca a fidelização de um cliente, é investir na presença em redes sociais.

Elas permitem um contato mais próximo e direto com o público, facilitando alguns processos, tais como:

  • Tirar dúvidas sobre vários temas;
  • Resolver um eventual problema;
  • Oferecer suporte em uma necessidade;
  • Compartilhar informações e links;
  • Entre outros.

É preciso encontrar qual das redes sociais é a mais adequada para o negócio, ao mesmo tempo em que é preciso investir um determinado período diário para estar presente, e interagir com os comentários e postagens dos clientes.

Agradando o cliente

Por fim, tão importante quanto as estratégias mencionadas, é investir em maneiras de agradar o cliente, oferecendo alguns elementos que podem se tornar bastante atrativos para o público.

Isso pode ser feito de várias formas, como escolher uma caixa de papelão para embalagem personalizada, que pode conter uma mensagem especial para o cliente.

Ou também oferecendo descontos em futuras compras, assim como enviar um brinde surpresa dentro do pacote do pedido.

Enviar cupons de desconto também pode ser uma estratégia eficiente de fidelização do cliente, já que eles estimulam novas compras dentro do seu e-commerce.

A entrega é outro elemento que estimula o cliente a comprar sempre na mesma loja. Isso envolve tanto um frete mais barato quanto um envio rápido. Por isso, oferecer um serviço de entrega eficiente e acessível pode ser um diferencial que fidelize seus clientes.

Todas essas estratégias são maneiras simples e eficazes de marcar presença na vida do seu público, fazendo com que seus clientes sempre se lembrem do seu e-commerce e também que queiram estar sempre consumindo os produtos/serviços e a qualidade de atendimento que você oferece no seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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