Mega Filmes HD: É ilegal? Conheça as melhores opções

0

O website Mega Filmes HD sempre fez muito sucesso no Brasil, uma vez que se tratava de uma imensa fonte de filmes, séries e animações, inclusive lançamentos, com qualidade e gratuitos. Até mesmo filmes que não haviam estreado nos cinemas chegaram a ser disponibilizados.

Foi possível observar o grande crescimento do portal, tanto em conteúdo quanto em qualidade de transmissão. Em razão disso, chegou a atingir mais de 60 milhões de acessos únicos mensais tanto de brasileiros quanto de estrangeiros.

Do surgimento do website, em 2010, ao seu encerramento, em 2015, sua expansão foi notável. Devido a popularidade e facilidade de acesso, muitos dos usuários sequer desconfiavam de que houvesse qualquer irregularidade na visualização do conteúdo disponibilizado.

Além da gratuidade, outro aspecto que facilitou a difusão do portal de filmes foi a sua interface bastante amigável e simplificada. Assim, o Mega Filmes se transformou em um verdadeiro centro de entretenimento, atraindo usuários de todos os lugares, idades e classes sociais.

Conheça mais, neste artigo, sobre esse e outros sites de entretenimento e filmes.

Mega Filmes HD é ilegal?

Sim, ao disponibilizar filmes, séries e animações sem o pagamento de direitos autorais e impostos se praticam diversos crimes descritos no Código Penal Brasileiro, que veda a reprodução total ou parcial de obras deste tipo sem autorização.

Embora diversos sites que disponibilizam conteúdos autorais gratuitamente alegam não haver ilicitude na prática, uma vez que não estariam comercializando a disponibilização, o fato é que se trata de pirataria.

Atualmente, com a grande difusão dos serviços de streaming, além da notável evolução da disponibilidade de banda larga em todo o país, é possível ter uma extensa videoteca em suas mãos sem correr o risco de infringir a lei.

Dependendo do conteúdo pretendido, será preciso despender alguma quantia, mas também existem opções 100% gratuitas e legítimas para substituir o Mega Filmes HD, matando, ao menos em parte, a sede dos cinéfilos e maníacos por séries.

O que aconteceu com o Mega Filmes HD?

No ano de 2015 a Polícia Federal desencadeou uma grande operação contra o Mega Filmes HD. A operação denominada “Barba Negra” desarticulou toda a equipe que trabalhava no site, prendendo duas pessoas e conduzindo coercitivamente outras cinco.

Os donos do site, um casal, admitiram que mantinham o serviço, mas alegaram desconhecer que se tratava de um ilícito, considerando ainda que não obtinham lucro direto com as obras disponibilizadas, somente com as propagandas veiculadas no site.

Logo após a retirada do site original do ar, surgiram diversas páginas alegando ser uma nova versão do portal. Todavia, nenhum deles teve a confirmação dos criadores originais, os quais negaram estarem ligados às novas plataformas.

Por fim, em 2019 o site retornou, mas não durou muito tempo. Ainda hoje é possível encontrar diversos sites com o mesmo nome, contudo a origem e autoria permanecem incertas.

Quais são os melhores sites de filmes que estão dentro da lei?

Para os órfãos do Mega Filmes HD, atualmente, existem diversos serviços de streaming que possuem grande variação de conteúdo.

O maior e principal precursor trata-se da Netflix. Possuindo a biblioteca mais extensa, vem sofrendo com o surgimento dos novos serviços e se dedicando, cada vez mais, às produções originais.

Outro aspecto bastante comentado tem sido a questão dos valores que vêm sendo reajustados com certa frequência e obrigando quem deseja vídeos em 4K a desembolsar cerca de R$ 55 mensais.

Talvez, o melhor custo-benefício se trate do Prime, serviço de streaming da Amazon. Por apenas R$ 9,90 mensais tem-se acesso ao serviço de streaming e diversos outros benefícios, como compras com frete grátis e serviço de música.

Entretanto, se o objetivo é realmente não gastar nem um centavo, existem opções 100% gratuitas. As mais famosas são o Vix Cine e TV, Pluto TV e Plex. Todos eles disponibilizam filmes, séries e animações licenciadas para streaming gratuito, portanto são serviços legítimos.

Além disso, observe se a empresa que você possui contrato de internet ou telefonia não lhe concede acesso gratuito a determinados serviços de streaming, pois, muitas estão disponibilizando esse benefício aos seus usuários.

O que se observa é que a expansão das conexões de alta velocidade por boa parte do país levou à chegada de diversos serviços de streaming, inclusive gratuitos. Atualmente, é possível ter uma vasta videoteca à sua disposição sem correr risco de cometer infrações ou crimes.

Continuamente vem surgindo novos serviços deste tipo, então, é sempre válido analisar quais são de seu maior interesse e, inclusive, aproveitar promoções e vínculos por ser cliente de determinadas empresas.

Por exemplo, boa parte dos usuários de internet Vivo Fibra tem acesso gratuito ao serviço da Paramount+, que possui um extenso catálogo de filmes e séries, inclusive produções próprias.

Diante de toda essa exposição, fica claro que é possível garimpar grandes obras e se entreter de maneira legítima, sem correr riscos de dores de cabeça desnecessárias.

Em suma, com um pouco de disposição e vontade você poderá ter na sua sala o seu próprio Mega Filmes HD!