Melhores Aplicativos alternativos ao WhatsApp em 2022

0

Você não quer ver anúncios no status de seus amigos, não quer enviar nenhum dado privado para o Facebook ou está procurando uma alternativa real do WhatsApp por outro motivo? Procuramos uma solução e encontramos três aplicativos de mensagens que nos impressionaram particularmente. Com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp é um dos meios de comunicação mais populares em smartphones e tablets. Mensagens de texto, fotos, vídeos e outros arquivos podem ser enviados em questão de segundos. Chamadas de vídeo, mensagens de voz e ligações telefônicas também podem ser atendidas via WhatsApp, sem custo adicional. As conexões são feitas pela Internet para que você só precise de uma taxa fixa de Internet e Wi-Fi em casa para manter contato com seus amigos, a mesma conexão padrão que funciona para tudo.

Infelizmente, o WhatsApp tem sido criticado repetidamente nos últimos anos. Falhas graves de segurança ocorrem com frequência e, o mais tardar desde a aquisição pelo Facebook em 2014, os usuários duvidam que seus dados sejam usados ​​apenas para fins honrosos. Além disso, o WhatsApp deve ser equipado com anúncios no futuro. Portanto, há boas razões para mudar para de aplicativo. Testamos três aplicativos para você encontrar a melhor alternativa do WhatsApp para você.

Telegram

Dificilmente quem procura uma alternativa ao WhatsApp consegue passar pelo aplicativo gratuito Telegram. Embora o serviço não tenha números de usuários tão altos quanto seu concorrente verde, ele possui um respeitável banco de dados de usuários com mais de 200 milhões de downloads. Ao contrário do WhatsApp, o Telegram armazena mensagens e imagens em uma nuvem. Assim, dados ilimitados podem ser enviados sem que seu smartphone fique cheio de dados indesejados. Além disso, você pode acessar suas mensagens e fotos de qualquer lugar, até mesmo do seu PC, pois o Telegram possui um aplicativo web que você pode abrir diretamente no seu navegador.

A desvantagem do serviço em nuvem é que as mensagens são armazenadas em servidores e, portanto, podem ser interceptadas com mais facilidade. No entanto, se você quiser estar no lado seguro, poderá configurar os chamados bate-papos secretos. Eles são criptografados de ponta a ponta e não são armazenados na nuvem.

O Telegram oferece outra função útil: as mensagens podem ser configuradas para que se excluam após um determinado período de tempo, tanto no seu smartphone quanto no da pessoa com quem você está falando. A gama de funções é maior do que com o WhatsApp porque o Telegram é um aplicativo de mensagens de código aberto: os usuários podem visualizar o código-fonte e usar bots para programar recursos adicionais para toda a comunidade.

Signal

Outra alternativa ao WhatsApp é o aplicativo gratuito Signal. Mais de 5 milhões de usuários usam o aplicativo de mensagens, que difere pouco em suas funções básicas do WhatsApp, Telegram e Threema (que é o próximo aplicativo desta lista). Ligar, escrever mensagens de texto, gravar mensagens de voz, enviar fotos e vídeos e muito mais é possível com o Signal.

Embora o serviço seja americano e esteja sujeito às regulamentações locais de proteção de dados, que são menos rígidas que as alemãs, a Signal possui um padrão de proteção de dados muito alto. O aplicativo é um desenvolvimento de código aberto, para que a comunidade possa ajudar com melhorias e fechar as lacunas de segurança rapidamente.

Semelhante ao Telegram, o Signal tem a opção de adicionar um mecanismo de autodestruição às mensagens. Uma desvantagem dessa alternativa do WhatsApp é que o Signal não tem muito a oferecer além das funções básicas de um aplicativo de mensagens. Não há adesivos ou animojis e o aplicativo parece muito vazio. O acesso ao catálogo de endereços também é necessário para usar o aplicativo sem problemas. Uma vantagem, no entanto, é que nenhum metadados é salvo. O Signal não sabe quando você está conversando com quem e por quanto tempo.

Threema

O Threema também é uma alternativa bem conhecida do WhatsApp. O aplicativo tem suas raízes na Suíça, que tem a vantagem de estar sujeito às rígidas diretrizes de proteção de dados de lá. Com cerca de 4,5 milhões de usuários, o aplicativo não é mais um peixe pequeno, mas ainda há espaço para melhorias.

O Threema funciona como o WhatsApp: você pode enviar mensagens de texto e voz, enviar fotos, vídeos e outros arquivos e fazer ligações telefônicas. Além disso, o Threema tem uma função especial: você pode criar pesquisas em bate-papos em grupo e, assim, tomar uma decisão rápida e facilmente sem procurar respostas em uma confusão de mensagens, o que é conhecido por ser difícil em conversas em grupo.

Uma das maiores vantagens do Threema, no entanto, está em um recurso especial que quase nenhum outro aplicativo de mensagens oferece dessa forma: o aplicativo suíço pode ser usado de forma totalmente anônima. Ao fazer login pela primeira vez, você receberá um ID Threema e atribuirá a si mesmo um apelido para encontrar amigos e parentes. A informação sobre o endereço de e-mail ou número de celular é opcional. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Assim como o Telegram e o WhatsApp, você também pode usar o Threema por meio de um aplicativo da web diretamente no navegador. Há um ponto negativo, no entanto: o Threema não é gratuito.

Caso você precise usar um aplicativo de mensagens seguro para o seu negócio, o Threema seria a melhor opção. Se você precisar de mais conselhos sobre o seu negócio, por exemplo, como usar os algoritmos do Google para seu benefício ou como se conectar mais facilmente com os clientes e aumentar as vendas, é altamente recomendável consultar uma consultoria de SEO.