Como escolher o melhor software de gerenciamento de desempenho
Os benefícios das avaliações de desempenho estão bem documentados e, graças à tecnologia, agora podem ser mais envolventes e até divertidos. Pois, um bom sistema de gestão de desempenho traz muito mais do que uma forma de automatizar o processo de avaliação de desempenho.
Antes de dar algumas dicas sobre como te ajudar a selecionar o melhor software de gerenciamento de desempenho, vamos dar uma olhada rápida nos elementos fundamentais de um sistema de gerenciamento de desempenho.
Um Sistema de Gestão de Desempenho Eficaz Deve Ter os Seguintes Atributos
Atualmente, existem muitos sistemas e ferramentas de gerenciamento de desempenho no mercado. Por consequência, a ampla gama de recursos pode deixar qualquer um confuso.
- Meta e configuração de OKR
Desempenho, metas, objetivos e resultados-chave (OKRs) estão todos alinhados. Pois, sem eles você teria dificuldades para avaliar se o desempenho está à altura ou não.
Para que um sistema de gerenciamento de desempenho seja eficaz, ele deve fornecer configuração de OKR e funcionalidade de monitoramento.
- Acompanhamento de desempenho
A busca por desempenho é um elemento-chave para qualquer sistema de gerenciamento de desempenho.
Dito isto, você deve ser capaz de procurar áreas críticas do desempenho dos funcionários. Como, por exemplo, as áreas que são essenciais para o sucesso organizacional e o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.
- Pesquisa de pulso
Você poderá usar o sistema de gerenciamento de desempenho para entender como os membros da equipe se sentem sobre aspectos que possam afetar o desempenho deles.
Como, por exemplo, seu desempenho como líder, a cultura da organização, entre outros.
- Análise de desempenho
Um sistema de gerenciamento de desempenho eficaz deve fornecer insights importantes com base no desempenho.
Afinal, com essas informações, você pode identificar áreas que precisam de mais trabalho e comprometimento, bem como aquelas que estão em boa situação.
- Conversas guiadas
Com um bom software de gerenciamento de desempenho, as conversas entre a gerência e os funcionários serão significativas.
Pois, a mensagem certa será enviada com base em modelos guiados pelas recomendações da IA (Inteligência Artificial).
Como escolher o melhor software de gerenciamento de desempenho
Agora que você já sabe quais são os elementos-chave que tornam um sistema de gerenciamento de desempenho eficaz, veja a lista de verificação a seguir que preparamos para ajudá-lo a fazer a escolha certa.
- Quais são seus pontos de dor?
Um bom começo é examinar seu processo de avaliação de desempenho atual e listar tudo o que está dando errado.
Por exemplo, é falta de tempo? Ou a falta de recursos? Ou quem sabe a abordagem geral que está sendo usada para medir o desempenho e fornecer feedback não é a ideal?
- O que você precisa?
Após criar uma lista de possíveis pontos problemáticos, fica muito mais fácil entender as principais áreas que precisam de intervenções.
Tenha em mente que uma ferramenta de gerenciamento de desempenho pode ter uma infinidade de funções. Por isso, uma lista o ajudará a diferenciar aquelas que são necessárias para você e aquelas que são secundárias.
- De quais integrações você precisa?
Você deve escolher um software de gerenciamento de desempenho que se integre às ferramentas que você já usa. Por exemplo, você já pode estar fazendo uso do Slack, MS Teams ou ferramentas de gerenciamento de projetos, como Jira.
Ao integrar todas as suas ferramentas, significa que você não precisará alternar entre diferentes plataformas. Além disso, será capaz de aumentar o nível de participação.
- Você tem algum plano de expansão?
Você provavelmente vai adicionar membros à sua equipe à medida que sua empresa cresce, não é mesmo?
Sendo assim, você deve tentar avaliar os requisitos futuros, ou seja, o que você irá precisar do sistema com uma equipe maior, bem como os requisitos imediatos aqui e agora.
- Os relatórios em tempo real são essenciais?
Idealmente, sua ferramenta de gerenciamento de desempenho deve ser capaz de avaliar e acompanhar o desempenho, assim como fornecer relatórios em tempo real.
Essas informações permitem monitorar as tendências de desempenho de cada profissional.
- Você precisa de mapas de calor?
Os mapas de calor ajudam você a avaliar o pulso de sua organização como um todo e a criar um plano de ação futuro com base em benchmarks do setor.
- Qual é o seu orçamento?
O seu orçamento também deve ser um ponto importante em sua lista de verificação, pois irá determinar quais funções estarão incluídas no sistema. Caso precise trabalhar com restrições financeiras, talvez seja necessário adicionar ou excluir funções da sua lista.
Agora, seja qual for o seu orçamento, procure uma plataforma que ofereça um período de teste. Dessa forma, você poderá avaliar a facilidade de uso, recursos intuitivos e compatibilidade geral do software.
Pensamentos finais
Com esta lista de verificação, você está pronto para começar a avaliar várias ferramentas e sistemas de gerenciamento de desempenho, e encontrar o melhor para sua organização.
Ao entrar em contato com vários fornecedores, peça uma demonstração ou piloto. Também é importante não se distrair com coisas que você realmente não precisa.
Depois de fazer um teste, converse com outras pessoas que já usam o fornecedor antes de tomar sua decisão final. Dessa forma, você saberá qual é o nível de atendimento ao cliente e suporte técnico.
Por fim, procure fornecedores que trabalharam com organizações como a sua, pois isso resolverá todos os problemas que você priorizou. No final das contas, o que você deseja é ter um produto e um parceiro de gerenciamento de desempenho que forneça os recursos, suporte e orientação de que você precisa.