Google Big Query: Entenda sua importância para o Marketing Digital
“Dados são o novo Petróleo”, disse uma capa da revista norte-americana The Economist. É por meio dos dados que empresas conseguem fazer análises que servem como ajuda na tomada de decisões estratégicas.
E o Google Big Query acaba auxiliando as empresas nessa análise de dados. Se você quer saber mais sobre essa ferramenta do Google e o por que ele é tão importante para o Marketing Digital, continue acompanhando o nosso artigo!
Afinal, o que é o Google Big Query?
Basicamente, o BigQuery é o banco de dados do Google. Ele foi lançado em 2011 e é um serviço oferecido para as empresas que são clientes do Google Cloud, serviço de hospedagem na nuvem do motor de busca mais usado no mundo.
Ele é um banco feito especialmente para grandes volumes de dados. Para você ter uma noção da quantidade de dados que é possível armazenar, estamos falando de dados na casa de penta bytes.
O diferencial do serviço da Google é o seu desempenho. Ele consegue ter uma performance acima da média por não ter um recurso específico reservado para o banco de dados, como é comum ter em banco de dados tradicionais.
O BigQuery oferece dois modelos de cobrança, sendo um por demanda e outro fixo. No modelo por demanda, como o próprio nome já diz, quanto mais você usar, mais deve pagar. O ponto positivo do modelo de cobrança por demanda é que ele oferece planos de níveis gratuitos, onde é possível consultar até 1 TB de dados por mês sem pagar nada.
Por que um profissional de Marketing deve usar o Google BigQuery?
Atualmente, o que mais tem sido usado para análises de dados de marketing são as planilhas. Isso porque com as planilhas, os profissionais de marketing conseguem fazer cálculos simples sem precisar da ajuda de um profissional de TI. Mas acaba que quando a análise de dados é mais complexa, a planilha já não consegue trabalhar bem.
Ferramentas como o Google BigQuery consegue reduzir em grande parte o custo de implementação e é possível inclusive usar o BigQuery para migrar dados de planilhas para ferramentas especializadas em inteligência de negócios como Looker, Tableau e Qlikview.
Outra ferramenta muito boa e que pode ser útil para converter dados “brutos” em Insights é o Google Data Studio. Assim como as outras ferramentas citadas acima, o Data Studio também pode trabalhar junto com o Google BigQuery.
O que um profissional de Marketing pode fazer com o Google BigQuery?
Combinar dados de várias fontes
O que mais tem hoje são ferramentas que por meio de tecnologia visam ajudar os profissionais de Marketing a atingir seus objetivos. O problema é que nessas ferramentas ficam armazenados uma grande quantidade de dados que sozinhos podem não ser úteis para análises detalhadas e relatórios. O BigQuery resolve isso centralizando todos os dados em um só lugar por meio de APIs.
Acessar todos os dados históricos
Um outro problema das ferramentas de Marketing, que o especialista de Marketing Digital Isael Oliveira relata, é que elas colocam limites na quantidade de dados históricos que podemos acessar. Uma ferramenta do Google conhecida, o Search Console oferece apenas 6 meses de dados históricos em sua interface nativa, mas integrando com outros aplicativos e armazenando no Google BigQuery é possível ter eles para sempre, conseguindo ter um grande repertório muito útil para construir relatórios e ter Insights.
Automatizar a atualização de dados
Quando o profissional de Marketing utiliza uma planilha, ela precisa ser sempre atualizada de forma manual com dados. Bom, com o BigQuery esse trabalho pode ser automatizado usando APIs. Menos tempo preenchendo planilhas, mais tempo tendo Insights e criando relatórios.
Vale dizer que esse são apenas alguns exemplos de como o Google BigQuery pode ser útil para os profissionais de Marketing.
Exemplos de Uso do Google BigQuery
Análises de campanhas de anúncios do Facebook Ads
Uma agência que trabalha com gestão de anúncios online, por exemplo, pode usar o Google BigQuery para otimizar os gastos dos seus clientes.
É possível identificar o público que constantemente tem tido um bom desempenho em várias métricas como CTR, CPC, CPA e CPM ao longo de um período de tempo considerável.
O BigQuery também pode ser útil para identificar criativos que depois de muito tempo sendo usados acabam saturando. Juntando todos os dados em um só lugar, a agência vai conseguir identificar o momento que mudar a segmentação, rodar campanhas para um público diferente do habitual.
Analisar o desempenho do marketing de conteúdo
Se a sua empresa investe muito em marketing de conteúdo, pode ser complicado fazer análises quando se tem um grande número de posts gerando milhões de acesso e uma infinidade de tags que tentam separar o que é e quem produziu tal conteúdo.
O Google BigQuery pode ajudar nessa questão também, já que é otimizado para fazer consultas consideradas complexas de forma rápida sem usar código.