A importância da identidade visual de uma empresa

0 35

Você sabe qual é a relevância de uma identidade visual para uma organização? Ela é um dos elementos essenciais de qualquer marca.

Apesar de muitos empresários ainda não dispensarem a devida atenção ao assunto, definir a identidade visual da marca pode ser o passo inicial e indispensável para uma história de sucesso.

Normalmente, esse tipo de trabalho demanda tempo e diversas análises de mercado, que vão garantir a assertividade de cada escolha envolvendo a identidade de um negócio.

Os proprietários de um negócio que não investem nessas etapas e acabam por utilizar quaisquer símbolos ou cores que pareçam combinar com a marca, prejudicam o seu negócio, deixando as suas características no vazio.

Sendo assim, é essencial conhecer o motivo pelo qual a elaboração dessa identidade pode definir os rumos do seu negócio, fazendo com que ele ganhe destaque no mercado.

Afinal, a escolha de cada pequeno detalhe faz diferença. E é isso que vai garantir que o seu estabelecimento de levantamento topográfico com drone, por exemplo, seja reconhecido pelos seus clientes e pelos seus concorrentes.

Então, para entender de modo mais amplo a real necessidade de buscar a identidade visual mais apropriada para o seu negócio e “colher os bons frutos” com isso, siga na leitura deste artigo.

O que é a identidade visual de uma empresa?

Ao se tornar um comprador de uma marca, sendo ela especializada na venda de chip da beleza gestrinona ou de smartphones de última geração, você não compra apenas um produto.

Se quando você realiza uma pesquisa para encontrar um bom aparelho de televisão, você já pensa logo nas diferentes marcas que estão presentes no mercado, é porque reconhece que elas possuem maior valor.

O valor, nesse sentido, não está apenas atrelado ao preço. Mas, sim ao reconhecimento da empresa no segmento de atuação dela, que fez com que ela se destacasse entre as suas principais concorrentes.

Tudo isso é possível por uma série de fatores, mas eles dependem necessariamente da identidade visual da empresa.

Afinal, quando o cliente olha para o logo da sua marca e a reconhece, toda a sua história passa na mente dele, alertando-o sobre a qualidade dos seus produtos ou serviços, do atendimento, do suporte, dentre outros.

Em suma, a identidade é capaz de conferir mais profundidade para a sua marca, o que quer dizer que ela possui uma história e tudo isso pode ser passado aos seus clientes por meio de elementos como:

  • O nome da sua empresa;
  • O logotipo da sua marca;
  • As cores escolhidas;
  • A fonte utilizada.

Com todas esses atributos, ao olhar para uma empresa de empilhadeira de grande porte, o cliente rapidamente identifica o negócio e sabe exatamente a idoneidade da marca e a qualidade dos seus produtos.

Por isso, mais do que um simples desenho, a escolha do logotipo ideal para a sua corporação deve ser feita baseada em estudos de mercado e nas particularidades do seu negócio.

Como desenvolver a identidade visual de uma empresa

Para que uma loja de gerador locação possa desenvolver a identidade visual mais apropriada para a sua marca, ela deve ter em vista alguns dos principais critérios envolvidos.

Isso quer dizer que para traduzir em um logotipo toda a essência da empresa, é preciso percorrer algumas fases, que vão guiar todo o processo criativo, como as fases abaixo:

Contratando um bom designer

A primeira etapa do projeto é buscar por um bom designer, já que ele vai ser o responsável por conduzir as fases da criação da identidade visual do seu negócio.

Mesmo que o proprietário da empresa tenha alguns conhecimentos técnicos com softwares de edição de imagens, é sempre recomendado que se recorra a um profissional devidamente formado na área.

Isso porque a beleza do logotipo do seu estabelecimento não é tudo. Ele deve ser bonito sim, mas para que ele possa ser desenvolvido do modo ideal, é preciso ter conhecimento sobre todo o processo criativo.

Para isso, você pode solicitar indicações para amigos ou buscar pelo designer ideal na internet, procurando boas referências.

Conhecendo as características do negócio

A elaboração da identidade visual da marca exige que as características do seu negócio fiquem mais claras para o responsável pelo design.

Ou seja, para desenvolver a identidade de uma empresa de rebolo de polimento ou de qualquer outro segmento, é preciso entender:

  • Quem é o público-alvo do negócio;
  • Qual é a segmentação do estabelecimento;
  • Qual é o posicionamento da marca;
  • Quais são as estratégias de marketing;
  • Com qual linguagem a empresa se comunica.

Ao definir elementos tão importantes quanto esses, o trabalho pode ser feito de modo muito mais assertivo.

Isso porque não faz sentido que uma empresa que venda pneus possua como logotipo do negócio a figura de um prego, por exemplo, a não ser que esse seja o seu nome.

Então, é fundamental para um estabelecimento informar ao designer as informações pertinentes à sua atividade, garantindo que a identidade visual possua sinergia integral com a marca.

Pesquisando o mercado

Depois de entender mais detalhadamente sobre o negócio, é essencial realizar uma pesquisa de mercado, para conhecer mais sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa e como as suas concorrentes atuam no mercado.

Além disso, se uma fábrica que atua no segmento de usinagem de engrenagens conta com uma pesquisa adequada dentro do seu nicho, ela certamente encontrará informações sobre as tendências de cores, formatos, fontes, dentre outros.

Tudo isso vai contribuir para uma identidade visual ainda mais adequada, rendendo bons resultados para o trabalho.

Desenvolvendo o conceito da marca

Coletadas todas as informações relacionadas ao negócio, é preciso desenvolver o conceito da empresa.

É nessa parte do desenvolvimento que são concebidas as principais ideias em relação à marca e ocorre o registro várias possibilidades.

Elas servirão de base para aprimorar a identidade visual, como um modo de aperfeiçoar a ideia até a chegada na escolha final.

Estudando as cores, fontes, imagens e proporções

As grandes marcas presentes no mercado não tentaram a sorte ao desenvolver a sua identidade visual.

Cada elemento presente nas suas cores, na escrita, na imagem e, inclusive, nas proporções é elaborado levando em conta as características dos produtos ou serviços oferecidos, assim como no segmento de atuação.

Estabelecimentos do setor alimentício, por exemplo, vão optar por cores apropriadas para o que elas oferecem, levando em consideração os tons quentes para valorizar a sua apresentação.

Por outro lado, se o local opta por tons mais sóbrios, certamente é porque o seu ticket médio de consumo é um pouco mais elevado.

Até mesmo a iluminação presente no estabelecimento pode ser importante para definir a identidade visual do negócio.

Nesse sentido, o logotipo de uma balança plataforma 300kg vai traduzir em uma imagem toda a essência da empresa, fazendo com que ao visualizar o item, seja possível identificar a sinergia do símbolo da marca com o seu produto.

Resultado final

Cursar todas as etapas do desenvolvimento da identidade visual é de grande importância para que o seu resultado final agrade ao proprietário do negócio, e faça o público identificá-lo facilmente.

Muitas vezes, ao visualizar apenas as cores de uma empresa, ou apenas a imagem do seu logotipo, o consumidor de uma marca já sabe do que se trata.

Assim, se durante um trajeto você visualiza um determinado símbolo presente em um ciclone industrial, é bem possível que você já saiba a qual empresa ele pertence.

Ao identificar uma empresa pelos elementos presentes na sua identidade visual, você sabe exatamente o que ela faz, os seus padrões de qualidade, a história por trás da marca e o valor que ela dá para o seu público.

O resultado final do desenvolvimento e criação da identidade visual deve entregar exatamente isso, e terá obtido o sucesso desejado na elaboração do projeto como um todo.

Tendências para a formação da identidade visual

Todos os elementos presentes no processo criativo da chamada identidade visual são importantes e, por isso, eles devem ser seguidos à risca.

De qualquer modo, é importante ressaltar a importância das tendências atuais, que muitas vezes são responsáveis pela modificação de logotipos e de fontes utilizadas por uma marca.

Isso porque o estilo minimalista, o arredondamento de elementos que antes eram muito quadrados, a mudança de cores muito neutras para tons mais chamativos são apenas algumas das características atuais.

Ao optar por essas adaptações, muitos dos estabelecimentos presentes no mercado hoje se mostram mais antenados e modernos, fazendo com que eles se destaquem no mercado.

Por isso, é fundamental entender todos os pontos envolvidos na criação da sua marca, já que ela é responsável por transmitir diferentes informações aos seus clientes, sendo muitas vezes resumidas em um logotipo marcante.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.