Entenda como saber se sua estratégia de marketing digital está dando certo
Marketing digital é um conjunto de estratégias de comunicação feitas na internet ou por qualquer outro meio digital. Essa solução é indicada para empresas que querem divulgar e comercializar seus produtos ou serviços de forma eficiente no ambiente virtual.
Com o marketing digital, as marcas conseguem conquistar novos clientes, aumentar cliques no site, fazer anúncios segmentados, melhorar sua rede de relacionamento e se comunicar diretamente com seu público-alvo.
São, de fato, diversas vantagens. E por que tantas empresas investem em marketing digital, mas não obtêm tantos resultados positivos? O motivo é simples: muitas agências fazem diversas promessas e, infelizmente, não conseguem cumpri-las.
Para evitar esse tipo de situação, é muito indicado que as empresas contratem um consultor de marketing digital. São profissionais que ajudam gestores e empresários a encontrarem boas agências e consigam monitorar o trabalho que será feito.
De qualquer forma, mesmo sem a ajuda desses profissionais, é muito indicado que os contratantes saibam como monitorar os resultados das agências, acompanhando de perto tudo que está sendo executado e quais vantagens a marca está tendo com aquele serviço.
O que acontece na grande maioria das vezes é a seguinte situação: quem contrata agências não sabe como colocar as estratégias de marketing digital em prática por conta própria e, por isso, terceirizam o serviço. Então, como monitorar esses profissionais? Nós podemos te ajudar!
Nesse conteúdo, apresentaremos algumas dicas sobre como identificar se as estratégias adotadas estão trazendo resultados concretos ou não. São milhares de ações que podem ser realizadas, que têm como objetivo atingir diferentes resultados.
Identifique os objetivos e métricas das ações
Para entender se uma ação de marketing digital está sendo eficiente, deve-se ter seu principal objetivo em mente. Isso porque essa estratégia pode ser usada para diversas finalidades.
Todo objetivo tem ações específicas e métricas específicas, como por exemplo, aumentar vendas, melhorar a imagem da empresa, fortalecer a marca no mercado, lançar um produto, conquistar mais clientes ou divulgar um canal.
Métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar resultados de uma atividade, serviço, processo, ação ou estratégia específica. Diferentemente do que as pessoas leigas em marketing digital acreditam, likes e seguidores não são as métricas mais adequadas para identificar se uma estratégia está dando certo ou não.
Curtidas na página do Facebook, seguidores no Instagram e visualizações do YouTube não medem o sucesso de uma campanha, a não ser que ela seja executada especificamente para isso.
Na grande maioria dos casos, esses dados são simplesmente agradáveis de se ver, mas não são considerados como métricas mais eficientes para outros objetivos e nem como crescimento do negócio.
As métricas digitais – que realmente demonstram resultados – podem ser classificadas em três grandes categorias: geração de tráfego, conversão e aumento de receita.
Entretanto, dentro de cada uma dessas divisões, existem várias métricas que podem ser monitoradas. Entenda como descobrir os resultados dessas métricas!
Monitore as métricas!
A métrica tráfego trata-se dos visitantes de seu site. Ou seja, com esses dados em mãos, você saberá qual o total de visitas no site, quantas exibições de página e visitantes únicos seu site recebeu em um período pré determinado.
Com o aumento dos visitantes no site, as chances de conseguir novos clientes são maiores. Acompanhando a métrica de tráfego, você consegue conferir de onde vem os novos visitantes, se estão vindo das palavras-chave, da sua estratégia de SEO, de anúncios ou qualquer outra estratégia.
As métricas de conversão, geralmente, são as mais buscadas porque essa métrica diz a respeito de quantos visitantes no site estão virando leads e clientes.
Para quem coloca as estratégias de marketing digital com o intuito de alavancar o número de vendas, por exemplo, deve ficar de olho na taxa de conversão do site, anúncio ou campanha.
Assim, entenderá se a ação está dando bons resultados ou não. Na métrica de conversão também é possível medir o custo por lead, possibilitando entender se o investimento em marketing digital está valendo a pena.
O custo por leads mede a quantidade de usuários convertidos em relação ao custo de campanha de marketing digital e o custo para adquirir um novo cliente. Com essa conta, será ainda mais fácil identificar se a agência está apenas prometendo resultados ou de fato entregando.
Por fim, as métricas de receita são responsáveis por medir a rentabilidade de uma campanha de marketing digital. A medição é feita por uma conta básica de retorno sobre investimento (ROI).
Basicamente, essa conta baseia-se no custo do seu programa de marketing digital em relação às taxas geradas por novos clientes convertidos em um período de tempo definido.
Essa métrica facilita o entendimento se a empresa está lucrando com o marketing digital, se as ações precisam ser mais eficientes, quais os possíveis problemas. Ou seja, todas essas métricas permitem o monitoramento do trabalho dessas agências e também facilitam a cobrança de resultados melhores, caso seja necessário.