Como escolher o melhor software de gerenciamento de desempenho

0

Os benefícios das avaliações de desempenho estão bem documentados e, graças à tecnologia, agora podem ser mais envolventes e até divertidos. Um bom sistema de gestão de desempenho traz muito mais do que uma forma de automatizar o processo de avaliação de desempenho.

Vamos dar uma olhada rápida nos elementos de um sistema de gerenciamento de desempenho antes de dar algumas dicas sobre como selecionar o caminho certo.

Um Sistema de Gestão de Desempenho Eficaz Deve Ter Esses Atributos

Existem muitos sistemas e ferramentas de gerenciamento de desempenho no mercado hoje. A ampla gama de recursos pode ser esmagadora.

  1. Meta e configuração de OKR

Existe uma ligação direta entre desempenho, metas, objetivos e resultados-chave (OKRs). Sem eles, você lutaria para avaliar se o desempenho está à altura ou não.

Para que um sistema de gerenciamento de desempenho seja eficaz, ele deve fornecer configuração de OKR e funcionalidade de monitoramento.

  1. Acompanhamento de desempenho

O rastreamento de desempenho é um elemento-chave para qualquer sistema de gerenciamento de desempenho. Você deve ser capaz de rastrear áreas críticas de desempenho dos funcionários. As áreas incluiriam aquelas que são essenciais para o sucesso organizacional e o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.

  1. Medição de pulso

Você poderá usar o sistema de gerenciamento de desempenho para entender como os membros da equipe se sentem sobre seu desempenho, a cultura da organização e quaisquer outros aspectos que possam afetar o desempenho.

  1. Análise de desempenho

Um sistema de gerenciamento de desempenho eficaz deve fornecer insights importantes com base no desempenho. Com essas informações, você pode identificar áreas que precisam de trabalho e comprometimento, bem como aquelas que estão em boa situação.

  1. Conversas guiadas

Com o software de gerenciamento de desempenho certo, as conversas entre a gerência e os funcionários serão significativas. A mensagem certa será enviada porque haverá modelos guiados com base em recomendações orientadas por IA.

Como escolher o melhor software de gerenciamento de desempenho

Agora que você entende os elementos-chave de um sistema de gerenciamento de desempenho eficaz, vamos fornecer uma lista de verificação para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

  1. Quais são seus pontos de dor?

Um bom lugar para começar é examinar seu processo de avaliação de desempenho atual e documentar onde ele está dando errado. Por exemplo, é falta de tempo ou largura de banda? Talvez seja a falta de recursos ou a abordagem geral ad hoc que está sendo usada para medir o desempenho e fornecer feedback?

  1. O que você precisa?

Depois de criar uma lista de possíveis pontos problemáticos, fica muito mais fácil entender as principais áreas em que você precisa de intervenções. Uma ferramenta de gerenciamento de desempenho pode ter uma infinidade de funções e uma lista o ajudará a diferenciar aquelas que são centrais e aquelas que são periféricas.

  1. De quais integrações você precisa?

Você deve escolher um software de gerenciamento de desempenho que se integre às ferramentas que você já usa. Por exemplo, você já pode usar Slack, MS Teams, Gchat ou ferramentas de gerenciamento de projetos, como Jira.

Se você pode integrar todas as suas ferramentas, isso significa que você não precisa alternar entre diferentes plataformas e pode aumentar o nível de participação.

  1. Você tem algum plano de expansão?

Você provavelmente vai adicionar membros à sua equipe à medida que sua empresa cresce? Você deve tentar avaliar os requisitos futuros, bem como os imediatos aqui e agora.

  1. Os relatórios em tempo real são essenciais?

Idealmente, sua ferramenta de gerenciamento de desempenho deve ser capaz de avaliar e acompanhar o desempenho e fornecer relatórios em tempo real. Essas informações permitem monitorar as tendências de desempenho.

  1. Você precisa de mapas de calor?

Os mapas de calor ajudam você a avaliar o pulso de sua organização como um todo e a criar um plano de ação futuro com base em benchmarks do setor.

  1. Qual é o seu orçamento?

Seu orçamento deve ser um ponto-chave em sua lista de verificação, pois pode determinar quais requisitos de funcionalidade estão incluídos no sistema. Se você tiver que trabalhar com restrições financeiras, talvez seja necessário adicionar ou excluir da sua lista.

Seja qual for o seu orçamento, procure uma plataforma que ofereça um período de teste. Dessa forma, você poderá avaliar sua facilidade de uso, recursos intuitivos e compatibilidade geral.

Pensamentos finais

Agora que você tem uma lista de verificação para trabalhar, está pronto para começar a avaliar várias ferramentas e sistemas de gerenciamento de desempenho e encontrar o melhor para sua organização.

Ao entrar em contato com vários fornecedores, peça uma demonstração ou piloto. Também é importante não se distrair com coisas que você realmente não precisa.

Depois de fazer um teste, converse com outras pessoas que usam o fornecedor antes de tomar sua decisão final. Dessa forma, você entenderá o nível de atendimento ao cliente e suporte técnico.

Por fim, procure fornecedores que trabalharam com organizações como a sua, pois isso resolverá todos os problemas de força de trabalho que você priorizou. No final das contas, o que você deseja é um produto e parceiro de gerenciamento de desempenho que forneça os recursos, suporte e orientação de que você precisa.