Quais são os tipos de aplicativos mais populares na loja de aplicativos?

0

Existem todos os tipos de aplicativos, alguns até sendo trazidos até nós por empresas que nem precisam deles! É tudo uma questão de conveniência para os usuários atuais e disponibilidade para usuários em potencial, porque sem eles, outras marcas simplesmente entram para substituí-los.

Para realmente tirar o fôlego, no início de 2022 (os últimos dados disponíveis), havia:

  • 3,6 milhões de aplicativos e 984.000 jogos na loja da Apple, 92,3% deles ‘grátis’. Os jogos representam 21,8% da loja de aplicativos da Apple, com negócios e educação sendo a segunda e terceira categorias mais populares
  • 2,39 milhões de aplicativos e 442.000 jogos na loja de aplicativos Google Play, 96,2% deles ‘gratuitos’. Os jogos representam 15,6% da Google Play Store, com aplicativos de educação e negócios sendo a segunda e terceira categorias mais populares.

Quase todos os aplicativos ‘gratuitos’, sem exceção, vêm com publicidade muitas vezes intrusiva e altamente repetitiva que aparece oferecendo outras sugestões de aplicativos ‘gratuitos’ que, por sua vez, contêm sua própria publicidade intrusiva e repetitiva. Ser capaz de pagar para remover a publicidade, combinada com a publicidade ‘no aplicativo’, é de onde eles geram sua renda.

Apesar das 24 categorias de aplicativos na Apple Store e 32 categorias no Google Play, sendo brutalmente honesto, realmente existem apenas seis categorias principais. Os principais aplicativos em cada categoria parecem mudar constantemente de posição, por isso listamos os principais aplicativos nomeados reais na parte inferior. O jogo é um mercado colossal globalmente, com criação de jogos competitivos e divertidos, por exemplo, os jogos de cassino da Dunder se enquadram na categoria de entretenimento, onde os jogadores podem desfrutar de seu hobby à vontade. Jogos mais competitivos no cenário dos esports como Fortnite, Valorant e Counterstrike: Global Offensive são apenas alguns títulos muito populares que ocupam os demais setores.

  • Estilo de vida (suporta suas próprias atividades de estilo de vida definidas).
  • Notícias e informações (trazendo-as da maneira mais fácil e imersível que você mais gosta).
  • Produtividade (para ajudá-lo a realizar coisas importantes, muitas vezes tornando as atividades muitas vezes maçantes muito mais agradáveis).
  • Mídias sociais (como interagimos com amigos e familiares).
  • Utilitário (mais frequentemente usado sem pensar duas vezes, a maioria dos quais já estão instalados em dispositivos móveis).

Os aplicativos de mídia social continuam dominando os gráficos de download e, como tal, são os mais favoritos em todo o mundo. Eles são os que os usuários mantêm por mais tempo, embora muitos acessem seus aplicativos de jogos de lazer com bastante frequência. É claro que é a natureza dos aplicativos de mídia social e o que eles fazem, permitindo que as pessoas mantenham contato umas com as outras sem esforço, que as mantém firmemente no topo das paradas de aplicativos. Os dados mais recentes disponíveis, que são de 2021, listam os 10 principais downloads de aplicativos ‘novos’ para esse ano. Deve-se notar que alguns usuários acham que a pausa de jogos para publicidade os leva a excluir aplicativos de seus dispositivos, enquanto aplicativos de mídia social tendem a incluir sua publicidade em seu aplicativo durante o uso, tornando a publicidade muito menos intrusiva.

  • TikTok: 656 milhões
  • Instagram: 545 milhões
  • Facebook: 416 milhões
  • WhatsApp: 395 milhões
  • Telegram: 329 milhões
  • Snapchat: 327 milhões
  • Zoom: 300 milhões
  • Messenger: 268 milhões
  • CapCut: 255 milhões
  • Spotify: 203 milhões