Você sabe como funcionam os jogos de criptomoedas?
Com os jogos blockchain, é possível jogar e investir ao mesmo tempo
No decorrer dos últimos anos, as criptomoedas e o setor dos games vêm chamando a atenção de diversos investidores e jogadores. Com isso, recentemente, surgiu um ativo que une as possibilidades de investir em criptomoedas e jogar ao mesmo tempo: os jogos blockchain.
Quer saber mais? Neste artigo, você vai entender o que são, como funcionam e como realizar investimentos por meio desses jogos. Acompanhe a leitura!
O que são os jogos de criptomoedas?
Se você é fã de games online, provavelmente está acostumado a pagar para jogar. Porém, com a tecnologia blockchain, isso está mudando. Hoje, é totalmente possível ganhar criptomoedas jogando.
As plataformas de jogos virtuais contam com cada vez mais funcionalidades, permitindo que os gamers façam transações entre si, negociem objetos, fantasias, armas, avatares, terrenos etc.
Todos esses itens são NTFs, tokens não fungíveis que só existem no mundo virtual e comprovam a propriedade de bens intangíveis. Os NTFs são negociados em gamecoins (criptmoedas originárias do jogo) e podem ser comprados e vendidos por criptomoedas reais.
Jogos como Farsite, Chainmonsters, The Sandbox, Axie Infinity (AXS), entre outros, mobilizam juntos mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, algo que chega perto de 40% da população mundial — o que significa que tanto os NTFs quanto as criptomoedas têm um potencial gigantesco.
Como funcionam?
A maior parte dos jogos blockchain funcionam por meio de NFTs. Por esse motivo, podemos afirmar que o NFT de algum item digital, como um jogo, o torna único, causando escassez em torno dele. Com isso, há possibilidade de abertura de um novo mercado.
Dessa maneira, tanto os investidores quanto os gamers procuram esses itens acumuláveis para vendê-los por dinheiro de verdade.
Por exemplo, o token do jogo Axie Infinity, que teve um sucesso enorme em 2021, foi valorizado em mais de 59.000%. Os jogadores ou investidores que adquiriram os ativos dessa criptomoeda em julho daquele ano conseguiram uma valorização de 1.055,67% em apenas dois meses.
Apesar disso, vale ressaltar que existem outros games que apresentam um sistema semelhante, com uma quantidade menor de usuários, ou seja, para quem busca valorização, existem diversas alternativas.
Como investir por meio desses games?
Cada jogo tem uma forma específica de acesso e uma jogabilidade única. No entanto, existe um fator comum nos jogos blockchain, que é montar a carteira para começar a investir em criptoativos, a fim de adquirir avatares e tokens para participar.
É bastante comum que os jogadores tenham uma carteira privada para guardar os ativos digitais em games de criptomoedas.
Mais uma vez usando o Axie Infinity como exemplo, para começar a jogar é necessário que o gamer monte um times de três Axies (monstrinhos que são os avatares do jogo) que podem custar até R$ 5 mil.
Para isso, primeiro é necessário comprar um dos monstrinhos de outro jogador com uma carteira do MetaMask, devidamente carregada. Depois, basta criar uma carteira no Ronin Wallet, fazer o download do Axie Infinity, configurá-lo e comprar o trio de Axies.
Quais são os jogos que disponibilizam criptomoedas?
Existem uma série de jogos inseridos na tendência de criptomoedas. Entre os principais, podemos destacar dois. São eles:
Axie Infinity
Baseado no Pokémon, o já mencionado Axie Infinity paga em moedas digitais e soube aproveitar muito bem a oportunidade desse tipo de atividade durante o lançamento, alcançando um grande nível de popularidade.
Para ganhar no jogo, é necessário criar novas criaturas e usá-las em batalhas. Porém, com o tempo, o jogador pode vender esses personagens e lucrar bastante com isso.
Farsite
O Farsite é frequentemente comparado ao Eve Online, porém, é um game baseado em blockchain com tema espacial e conta com uma economia virtual bastante complexa.
Nele, os jogadores possuem naves, setores e constroem instalações para processar recursos, criar componentes, peças e até naves. Dessa forma, os jogadores possuem e fazem todos os itens do jogo — muitos deles exclusivos, que podem ser vendidos.