Clima Organizacional: O que isso significa para o seu local de trabalho

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Vamos supor algo: digamos que você administre uma empresa de sucesso, que oferece posições com horários flexíveis, remuneração competitiva e excelentes benefícios. 

Por que, então, sua taxa de rotatividade pode ser tão alta e suas taxas de retenção tão baixas? 

A resposta pode ser o seu clima organizacional!

O que é clima organizacional? 

O clima organizacional é a “sensação” do seu local de trabalho, a atmosfera vivida por seus funcionários. 

Isso reflete a percepção de como o ambiente de trabalho ajuda ou dificulta a capacidade de realizar o trabalho. Ele leva em consideração o senso de propósito e envolvimento, por exemplo, e afeta a atitude e a eficiência de cada um de seus funcionários. 

Embora o clima organizacional seja de fato parte da cultura organizacional de uma empresa, é um fator mais quantificável que a cultura. 

Isso significa que, com as ferramentas certas, o grau certo de conscientização e flexibilidade, você pode não apenas avaliar o clima organizacional da sua empresa, mas também aprovar as mudanças necessárias para melhorá-lo.

Principais características

O clima organizacional da sua empresa afeta diretamente o nível de envolvimento dos funcionários com o trabalho deles e a motivação deles para fazer isso funcionar bem.

Aqui estão as principais características a serem lembradas ao considerar sua própria empresa.

Percepção

O clima organizacional tem tudo a ver com a percepção do ambiente de trabalho pelos próprios funcionários. 

Você pode pensar que sua empresa está executando um trabalho em um nível muito alto, em termos de satisfação dos funcionários. No entanto, essa imagem pode parecer muito diferente.

Mensurável

Como observado, o clima, diferentemente da cultura, é algo mais facilmente quantificado. 

Por exemplo, uma pesquisa relacionada aos pacotes de benefícios oferecidos por sua empresa pode fornecer uma imagem clara da satisfação geral (ou falta) de seus funcionários com suas opções.

Estrutura

Enquanto a cultura organizacional pode envolver aspectos interpessoais de um local de trabalho, o clima organizacional está mais diretamente relacionado à estrutura de uma empresa. 

Algumas pessoas podem muito bem preferir ser uma “engrenagem na máquina”, conectando-se e fazendo barulho durante os dias. 

Mas a maioria prefere trabalhar em um ambiente onde suas vozes são ouvidas e apoiadas. A maioria das pessoas quer se sentir parte de uma equipe .

Como criar um clima organizacional desejável?

O clima organizacional é um espelho, refletindo uma empresa do ponto de vista de seus funcionários. Depois que você começa a medir e avaliar seu próprio clima, existem medidas que você pode tomar para melhorá-lo e, portanto, a experiência de seus funcionários. Veja.

Peça feedback

A medida avaliativa mais básica que você pode tomar é simplesmente perguntar: Como você, como funcionário, se sente em relação a X, Y ou Z. 

As entrevistas cara a cara, é claro, não são a melhor maneira de obter respostas mais honestas. Em vez disso, utilizam pesquisas de clima, que incentivam de maneira aberta (anônima) o feedback.

Ouça sua equipe

Depois de administrar e receber suas pesquisas de clima, preste atenção ao que elas dizem. Você pode se surpreender com o que está funcionando e o que não está, na mente de seus funcionários. 

Por exemplo, talvez essas sextas-feiras de almoço grátis não sejam uma recompensa tão inspiradora por atingir uma meta quanto, digamos, uma nova e sofisticada máquina de café na sala de descanso. 

Você pode personalizar suas pesquisas sobre o clima para fazer perguntas tão simples quanto essas. O ponto, é claro, é que você prestará atenção às respostas que obtiver.

Faça mudanças

Depois que você perguntar, e eles responderem, mostre a seus funcionários que você está realmente ouvindo implementando mudanças que refletem suas necessidades e desejos. 

Pequenas mudanças são mais fáceis de fazer do que grandes, é claro, mas mesmo se você estiver apenas na fase de pesquisa para realizar uma grande mudança, mantenha seus funcionários informados. Deixe-os saber que você realmente está ouvindo.

Benefícios de um clima organizacional saudável.

Você já sabe o quanto é importante para você, pessoalmente, se sentir envolvido em seu trabalho, ser motivado todos os dias para fazer o seu melhor. Seus funcionários não são diferentes. E o clima organizacional certo pode fazer ou quebrar a atratividade dos empregos que você oferece. Isso afetará não apenas as pessoas que escolherem trabalhar para você hoje, mas também aquelas que escolherem, ou então novamente não, trabalhar para você amanhã.

Maior eficiência e produtividade

Funcionários felizes são funcionários produtivos. Se o seu clima organizacional é aquele em que os funcionários se sentem vistos, ouvidos e valorizados, não há dúvida de que você verá um aumento na eficiência e na produtividade. 

Incentivar mais funcionários a apresentar propostas ou conceitos, por exemplo, pode ajudá-los a se sentirem mais envolvidos do que simplesmente atribuir tarefas e aumentar a vibração positiva geral do seu local de trabalho.

Maior retenção e desenvolvimento de carreira

A lealdade do cliente é uma coisa maravilhosa, é claro, mas você já considerou os benefícios da lealdade do funcionário? Alguém feliz com seu ambiente de trabalho tem, é claro, maior probabilidade de ficar. 

Mas essa mesma pessoa também conversará alegremente sobre sua empresa sempre que surgir uma conversa sobre procura de emprego ou carreira. 

Isso também é conhecido como publicidade gratuita.

Você cria uma marca admirável

Essa publicidade gratuita é positiva, e ainda é a melhor maneira de divulgar o nome da sua empresa. Uma vez que aquela “bolinha feliz” comece a rolar, mais e melhores candidatos a emprego de qualidade baterão à sua porta. 

Todos sabemos como é difícil encontrar o colaborador certo para o trabalho certo. Ter um clima organizacional positivo e bem conhecido facilitará muito o seu trabalho de equipe.

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