Marketing de relacionamento: Como utilizar para fidelizar seus clientes

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Tão importante quanto as estratégias de marketing digital para um negócio, é o relacionamento com o cliente, possibilitando um contato mais próximo com o seu público, enquanto cria um vínculo de fidelidade com ele.

Não à toa, cada vez mais empresas apostam no marketing de relacionamento como meio eficiente de manter uma ponte com os seus clientes, tornando a relação muito mais confiável e benéfica.

Isso, porque é muito comum que os estabelecimentos busquem meios interessantes para alcançar novos compradores e mantê-los engajados com o negócio, promovendo assim um resultado constante e positivo.

Em um mercado que possibilita o ingresso de vários estabelecimentos atuando no mesmo segmento, a concorrência é um obstáculo que precisa ser vencido com estratégias eficientes, fazendo com que a sua empresa ganhe destaque na área em que ela atua.

Oferecer vantagens aos seus clientes é uma dessas estratégias, pois garante que o seu público se sinta privilegiado ao estabelecer um relacionamento de compra com o seu negócio.

Por isso, você deve conhecer mais sobre o marketing de relacionamento e começar a aplicá-lo o quanto antes dentro da sua empresa.

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que podem fazer com que o contato da sua empresa com os seus clientes seja muito mais fluido e constante.

Isso, porque ele oferece benefícios ao comprador, de modo que a relação de compra e venda destaca o seu estabelecimento de maneira especial entre as concorrentes.

Para isso, é possível aplicar diferentes estratégias, tais como:

  • Ofertar descontos em compras recorrentes;
  • Oferecer um brinde juntamente com a compra;
  • Disponibilizar um cartão fidelidade;
  • Prestar um atendimento personalizado;
  • Entre outros pontos.

Descontos para clientes fiéis

Uma boa maneira de fidelizar clientes com o marketing de relacionamento é oferecer descontos para incentivar compras recorrentes.

Uma gráfica pode fazer isso com facilidade, após finalizar um serviço de impressão de panfletos para seus clientes. 

Isso deve ser feito para estimular um novo pedido, oferecendo desconto, caso o cliente opte por encomendar um lote de etiqueta de segurança no local.

Assim, ao proporcionar um benefício ao cliente, verá essa atitude com bons olhos e voltará ao seu estabelecimento para futuras encomendas.

Brindes para seus compradores

Quem nunca ficou feliz ao receber um brinde quando efetuou uma compra em um determinado estabelecimento?

Esse tipo de cuidado com o consumidor é fundamental para ganhar a preferência entre as suas concorrentes, afinal qualquer um gosta de ser beneficiado em suas aquisições.

Quando um comprador vai até a sua loja para fechar um pedido de móveis planejados para escritório, por exemplo, ele está fazendo uma aquisição de alto valor. 

Além disso, essa compra mostra a confiança dele em seu estabelecimento, ação que merece ser reconhecida.

Assim, você pode adicionar um componente extra na montagem dos móveis, ou ainda presenteá-lo com algum equipamento que complemente o cômodo do seu cliente.

Desse modo, a sua empresa se mostra comprometida com a satisfação dos seus consumidores, ganhando a confiança do seu público.

Cartão fidelidade

Muitas empresas têm apostado na confecção de cartões de fidelidade para os seus clientes, disponibilizando pontos ou descontos em futuras compras.

Esse formato se torna indispensável para diversos tipos de empresas, sendo um restaurante, mercado ou uma clínica popular.

Dentro de um programa de pontos, sempre que o cliente efetua uma nova aquisição dentro do seu estabelecimento, ele pode acumular essa pontuação para efetuar uma troca e adquirir um benefício.

O formato é bastante praticado por administradoras de cartão de crédito, mas várias empresas já aderiram ao sistema como um meio de estimular o consumidor a manter fidelidade com a empresa, optando por seus produtos ou serviços.

Os clientes e o atendimento personalizado

O tempo em que o atendimento das empresas poderia ser displicente, sem oferecer soluções práticas para possíveis problemas que seus clientes viessem a ter com produtos adquiridos, já passou.

Os estabelecimentos que não oferecem um bom suporte, recursos para resolução de dificuldades e uma atenção mais focada no atendimento de cada cliente, certamente estão perdendo o seu público para as concorrentes.

Isso, porque se um cliente está procurando por serviços para Blindagem iiia, por exemplo, ele deseja chegar na sua loja e encontrar um suporte que tire dúvidas, informe sobre os processos e ofereça um valor interessante.

O cliente, então, pode encontrar no seus serviços o que ele está buscando no mercado. Dessa forma, sua empresa irá oferecer a blindagem de forma segura e com a devida atenção.

Por isso, depois de conhecer o marketing de relacionamento, o próximo passo fundamental é entender como implementá-lo dentro da sua empresa, colhendo benefícios no atendimento aos seus clientes.

Implementando o marketing de relacionamento no seu negócio

Investir no relacionamento com o seu cliente demanda conhecimentos e ações internas no seu estabelecimento, para que toda a cultura corporativa do seu negócio esteja alinhada no mesmo objetivo.

Sendo assim, a sua empresa precisa investir em diferentes pontos, conforme veremos a seguir.

Conheça e entenda os seus clientes

A primeira dica para que a implementação do marketing de relacionamento da sua empresa seja bem-feita é conhecer bem os seus clientes.

Uma empresa de terceirização de limpeza, por exemplo, precisa entender qual é a necessidade efetiva do seu público, para que possa atendê-lo de maneira integral e oferecendo soluções interessantes para ele.

Para isso, você pode ter um cadastro personalizado para cada cliente, adicionando notas e informações importantes sobre eles.

Analisar as vontades e investir em soluções práticas para o seu consumidor pode ser fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Assim, a sua empresa pode fornecer a melhor estrutura para atender aos pedidos dos consumidores, garantindo a qualidade da sua atuação.

Colha feedbacks

A opinião dos clientes a respeito dos serviços prestados pode ser de grande ajuda para aperfeiçoar os seus processos.

Se a sua empresa acabou de realizar a reforma de loja de um cliente, você deve investir em uma pesquisa de satisfação, colhendo o feedback sobre os seus serviços.

Isso pode ser essencial, tanto em termos de melhorias internas quanto de suporte após a entrega do trabalho.

Se o seu cliente estiver satisfeito e falar positivamente sobre os seus serviços, certamente isso vai fazer com que você continue com a mesma qualidade para novos interessados.

Mas se houver algum descontentamento, esse é o momento ideal para que o marketing de relacionamento do seu negócio se mostre eficaz, atuando de maneira a remediar uma dificuldade.

Assim, você pode realizar o reparo necessário e mostrar ao seu cliente o quanto a empresa se empenha em fornecer o atendimento adequado do momento da venda até a entrega, tendo o comprometimento com a satisfação em primeiro lugar.

Isso faz com que os clientes valorizem o seu estabelecimento, e façam a indicação do seu negócio para amigos e familiares.

Mantenha o relacionamento ativo

Um bom marketing de relacionamento mantém um contato constante com seus clientes e com o público interessado nos seus serviços.

Isso inclui oferecer bons conteúdos sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, assim como algum benefício que estimule o seu cliente que estava inativo há algum tempo a realizar uma nova compra.

Um cliente que tenha realizado uma compra de produtos para controle de entrada, como cartão de proximidade para seus colaboradores, para exemplificar, pode estar precisando renovar esses produtos.

Porém, ele acaba adiando o momento da compra por causa da correria diária do seu estabelecimento.

Assim, é parte do marketing de relacionamento da sua empresa entrar em contato com esse cliente para estreitar o vínculo, retomando a relação de compra com ele.

Desse modo, é possível lembrá-lo de substituir aqueles produtos, realizando novas aquisições na sua loja.

Treine a sua equipe

Para que o marketing de relacionamento seja implementado na sua empresa, você precisa investir na sua equipe, que atua junto com você no atendimento dos seus clientes e parceiros.

Por isso, realizar constantemente a capacitação e o treinamento de liderança com os seus funcionários é de extrema importância para o seu negócio.

Nesse caso, você deve oferecer os recursos necessários para que seus colaboradores possam prestar um atendimento de qualidade para os clientes, passando diretrizes e disponibilizando uma estrutura completa para isso.

Assim, em casos de insatisfação de um comprador, o seu funcionário está habilitado para oferecer o suporte necessário, resolvendo o problema do comprador rapidamente.

Desse modo, o seu estabelecimento caminha de maneira rápida para a eficiência do marketing de relacionamento, dispensando etapas que podem causar estresse em seus funcionários e clientes.

Por isso, o marketing de relacionamento é uma estratégia essencial para que a sua empresa fidelize os seus clientes e possua uma postura de proatividade e de comprometimento com a qualidade e a satisfação do seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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