Como se proteger de golpes e problemas na compra online
Muitas pessoas são vítimas de golpes em compras na internet por não seguirem regras básicas de segurança online. Saiba como se prevenir desse tipo de problema.
As compras na internet trouxeram muita praticidade para as pessoas: o que antes demorava tempo e dinheiro gasto com transporte para comprar algo no local, hoje pode ser comprado com pequenos cliques.
Entretanto, ainda que seja possível conseguir boas ofertas e até bons produtos financeiros online, como um cartão de crédito que aprova na hora ou com limite alto, é preciso ter cuidado.
Isso porque existem muitas ofertas que não se tratam de oportunidades, e sim de golpes. Por isso, existem diversas medidas importantes que você pode fazer para evitar cair nessas armadilhas financeiras.
Separamos os principais pontos nesse artigo para que você evite cair em golpes financeiros e consiga fazer sua compra online com paz e segurança.
Cuidado com links suspeitos
Muitas pessoas costumam receber ofertas suspeitas pelo WhatsApp, por SMS ou até mesmo por e-mail. Na maioria das vezes, as ofertas são golpes e levam para páginas fraudulentas.
Cheque se o contato que enviou o link é alguém que você conheça. Caso não seja, bloqueie o contato e nem se dê ao trabalho de respondê-lo.
Não dê seus dados financeiros em ligações
Outro golpe relacionado com o e-commerce é o de ligações falsas: pessoas se dizem atendentes de bancos e pedem a atualização de alguns dados cadastrais, pegando diversas informações importantes, como número do cartão e o código de segurança.
Com esses dados financeiros, eles fazem compras em diversas plataformas online até que seu limite acabe. Nesse caso, você deve contactar imediatamente o banco para cancelar o seu cartão e pedir o estorno de todas as compras.
Muito cuidado com as senhas
As suas senhas, tanto de e-mails, de redes sociais quanto de cartão de crédito, devem ficar extremamente protegidas para que não possam ser descobertas por ninguém mal intencionado.
Sendo assim, evite contá-las para as pessoas e não deixe-as salvas em nenhum lugar — mesmo que seja em um site seguro, alguém pode acessar o seu computador e usá-las para comprar itens com seu dinheiro.
Além disso, nunca deixe seus dados do cartão salvos em nenhum site. Ainda que isso adicione praticidade na hora de comprar, seu computador pode ser invadido e seu cartão pode ser usado para fazer compras indevidas.
Sempre verifique o site antes de finalizar a compra
Antes de confirmar sua compra, verifique se o site em que você está comprando é realmente o que pensa ser. Existem sites fraudulentos que copiam exatamente o design de sites confiáveis, mas possuem pequenas mudanças no domínio (ou seja, o “nome” do site).
O ideal é acessar o site diretamente ao invés de usar links mandados por pessoas suspeitas, evitando, assim, cair em um golpe.
Observe a nota do site no Reclame Aqui
Além de sites copiados para parecer verdadeiros, existem e-commerces que parecem lojas genuínas, mas são feitos apenas para oferecer ofertas mentirosas e tirar o dinheiro das pessoas.
Sendo assim, o ideal é buscar a reputação da empresa no Reclame Aqui e verificar se existem pessoas reclamando pela demora de entrega do produto. Se for o caso, evite comprar nesse local.
Cuidado com ofertas boas demais
De fato, muitas pessoas acabam sendo hackeadas em suas redes sociais e aparecem vendendo itens extremamente caros (como celulares, televisores e geladeiras) pela metade do preço (ou até menos).
Quando a oferta for boa demais, o ideal é desconfiar e procurar essa pessoa em outras redes sociais ou até mesmo pessoalmente para verificar a veracidade dos anúncios. Entretanto, no geral, nesses casos, trata-se de um caso de fraude mesmo.