Marketing de Relacionamento para seu colégio: da captação de leads até a matrícula

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O Marketing de Relacionamento consiste em um conjunto de ações, com o intuito de criar ou manter um relacionamento positivo do empreendimento com o seu público. 

Dessa forma, as relações de proximidade, companheirismo e credibilidade são reforçadas, sendo possível aumentar a fidelidade dos clientes.

Inúmeros empreendimentos, desde pequenas empresas até grandes multinacionais já compreenderam a importância do Marketing de Relacionamento. 

Uma empresa de pintura predial, por exemplo, pode se beneficiar da fidelização dos clientes e, desse modo, captar cada vez mais interessados. E a situação não é diferente nas escolas e instituições de ensino.

Longe de ser uma visão comercial da educação, o Marketing de Relacionamento, quando bem aplicado, é fundamental para aproximar gestores, alunos e, principalmente, pais e/ou responsáveis. 

Com isso, é possível melhorar consideravelmente a comunicação entre a escola e a família dos estudantes, com ações que só trazem ganhos a ambos.

O Marketing de Relacionamento no ambiente escolar

A ampliação das redes sociais, o avanço ininterrupto da internet e as modificações no comportamento de interação humana fez com que nos encontrássemos na era das relações. 

Hoje, não basta somente ofertar um produto e/ou serviço – é preciso fidelizar o público e, muito mais do que isso, criar uma relação de confiabilidade.

Entende-se que a fidelização é um dos principais fatores para melhorar o rendimento nas organizações, incluindo no ambiente escolar. Manter um bom relacionamento com alunos, pais e/ou responsáveis é a melhor forma de criar vínculos, de maneira duradoura.

Portanto, o primeiro aspecto que deve ser levado em conta ao estabelecer o Marketing de Relacionamento em colégios é a comunicação. 

Com ela, os estudantes e sua família percebem os valores agregados que regem a escola e, desse modo, podem compartilhar as mesmas visões. Assim, os alunos fazem parte da constituição do ambiente escolar, sendo também, parte da estratégia do Marketing de Relacionamento.

E não somente a divulgação faz parte do relacionamento, mas todo o planejamento do local. Por isso, em um plano de marketing é importante conter elementos que dizem respeito ao Marketing de Relacionamento, incluindo recursos que fazem da escola um local agradável.

A instalação de som ambiente no pátio não está diretamente ligada ao marketing, mas pode ser incluída como parte do planejamento, pois irá influenciar no relacionamento dos alunos com a escola. Neste caso específico, a música tende a ser algo benéfico.

Outro ponto recorrente que também está relacionado com o Marketing é a segurança. A escola precisa demonstrar aos estudantes e suas famílias que está preocupada em oferecer um ambiente protegido. Assim, pode ser interessante investir em manutenção de vidros blindados e comunicar os responsáveis e os próprios alunos sobre isso.

Ou seja, o Marketing de Relacionamento nas escolas vai muito além de uma mera divulgação. A escola estabelece o contato constante e periódico com seu público, oferecendo ajuda, conteúdo e informações. Ademais, prioriza-se o esclarecimento, para uma comunicação transparente entre a instituição, os alunos e a família.

Dicas de Marketing de Relacionamento para o seu colégio

Ofereça um diferencial

As ações de Marketing de Relacionamento tendem a gerar resultados a longo prazo, incluindo nos colégios. Por essa razão, é importante investir em uma boa comunicação com os estudantes e com todo o núcleo familiar, para que os rendimentos sejam positivos.

Em primeiro lugar, é preciso pensar nos alunos não como meros clientes, que pagam pela educação e depois, quando findo os estudos, abandonam a vida escolar para sempre. 

É preciso enxergá-los como parte do processo de captação de novos alunos, até porque, muitas decisões dos pais e/ou responsáveis são baseadas em indicações.

Quer dizer que, o próprio estudante pode incentivar outros indivíduos a frequentarem o seu colégio. Uma maneira eficiente de fazer isso é ofertar cursos extra curriculares, como parte da metodologia de ensino. 

Por exemplo, mostre que a escola oferece treinamento funcional para crianças, bem como os benefícios dessa prática. Isso pode ser um diferencial, que ajudará na divulgação para outras pessoas.

Use os meios digitais ao seu favor

A internet e as mídias digitais podem funcionar bastante na hora de criar um Marketing de Relacionamento para o seu colégio. Assim como nas empresas, as escolas também podem:

  • Ter redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter…);
  • Criar um blog e postar conteúdos;
  • Fazer divulgações com e-mail marketing;
  • Gerar interesse por meio de conteúdos relevantes.

As redes sociais são excelentes meios para a escola conseguir visibilidade e, ainda, gerar fidelização dos alunos e da família. 

Por meio de conteúdos relevantes, o colégio pode divulgar informações sobre controle de acesso condominial e a importância dele para as escolas, como forma de garantir a segurança das crianças e dos adolescentes. O mesmo vale para outros recursos, como por exemplo, o e-mail marketing.

Promova eventos comemorativos diferenciados

Os eventos escolares já são tradicionais, especialmente, os de final de ano, com apresentação das escolas e retrospectiva do ano escolar. No entanto, por serem comuns, é preciso que o seu colégio invista em uma diferenciação.

É algo similar ao que ocorre no stand para eventos. Os potenciais clientes tendem a ser atraídos pelo que é diferente, fora do comum. Assim, ao invés de uma apresentação no Dia dos Pais, que tal promover um jogo de futebol entre os responsáveis? 

É uma maneira simples, porém extremamente efetiva de melhorar o relacionamento da escola com os familiares.

Responda as dúvidas rapidamente

Os pais e responsáveis gostam de ser respondidos rapidamente, já que a escola lida com o bem mais precioso: os filhos. Portanto, sempre que surgir quaisquer dúvidas, atenda com prontidão. 

Esse fator pode influenciar muito no momento da matrícula, pois os pais e/ou responsáveis tendem a preferir colégios que dão atenção especial à eles.

Uma maneira eficiente de aproximar o relacionamento com a família é por meio da impressão de catálogo, com uma série de informações sobre a escola, as atividades do colégio, os diferenciais e as formas justas de pagamento. 

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