Quais são as melhores estratégias de marketing durante a quarentena?

0 125

A pandemia do coronavírus pegou o marketing de surpresa, mas diferente de outros setores, o marketing nunca pode parar. É hora de repensar ações para continuar gerando resultados. É até difícil imaginar que teremos empresas alavancadas após a pandemia, mas o marketing digital pode fazer com que isso aconteça. 

Além de uma grave crise de saúde, a Covid-19 trouxe impactos negativos para a economia. Empresas estão tendo que se adaptar muito rápido ao novo cenário para não perderem muitas vendas. Focar nas ações e nas vendas online é a saída para diminuir os prejuízos da pandemia. 

Porém, além de continuar vendendo, esse é um momento excelente para reforçar o posicionamento das empresas e trazer os clientes para perto. Afinal, não é toda hora que a maioria das pessoas se encontra em casa com bastante tempo livre, não é mesmo? 

E para lhe ajudar a fazer um marketing digital eficiente para o seu negócio, vamos dar dicas de ações e estratégias que devem ser postas em prática nesse momento. Confira as nossas dicas abaixo:

Produza conteúdo e ofereça produtos para ajudar outras empresas na prevenção do coronavírus

Existem muitos negócios essenciais para a nossa vida que não podem parar durante a pandemia de coronavírus. Supermercados, postos de combustíveis, farmácias, entre outros estabelecimentos precisam ficar abertos, mas também deve ficar de olho na prevenção do coronavírus. 

E uma boa estratégia de marketing nessa quarentena é focar na produção de conteúdo e na oferta de produtos para estas empresas conseguirem manter um nível alto de prevenção, promovendo mais segurança e conforto para seus clientes e seus funcionários.  

Em relação à produção de conteúdo, sua empresa pode criar diversos checklists e produzir vídeos, por exemplo, para facilitar que as empresas possam cumprir todas as recomendações de saúde durante o seu funcionamento. Além disso, também possível produzir conteúdos para ajudar no home office. 

Agências de marketing também podem aproveitar para focar na produção de conteúdo geral para estas empresas, já que elas continuam abertas e precisam continuar vendendo para se manter funcionando durante a quarentena. 

E claro, pensar em estratégias para aproveitar certas demandas de mercado pode ser uma boa. A demanda por máscaras de tecido, por exemplo, estão sendo bastante procuradas pelos consumidores depois uma recomendação do Ministério da Saúde. 

Os estabelecimentos que estão abertos também precisam destes materiais para proteger seus funcionários e seus clientes, logo mudar a sua estratégia e passar a divulgar produtos como máscaras, luvas, substâncias para higienização, entre outras pode ser uma maneira de suprir a queda nas vendas de outros produtos e o marketing deve estar atento a isso. 

Disponibilize conteúdos premium de forma gratuita

Essa é uma excelente dica para streamings, agências e outras empresas que possuam uma plataforma de cursos ou de entretenimento. Durante a quarentena, monte uma estratégia de marketing e disponibilize alguns conteúdos premium gratuitamente para todos. 

Essa é uma forma de atrair novos clientes. No período gratuito, as pessoas podem testar suas plataformas, verificar a qualidade do seu produto e ter acesso a todos os seus recursos. Isso aumenta as chances de que ela se torne seu cliente quando a pandemia passar. Além de cumprir uma função social, você pode estar “preparando o terreno” para atrair novos clientes.

Cupons online e ofertas exclusivas para ter mais vendas online 

Outra excelente estratégia de marketing para fortalecer as vendas online é oferecer cupons de desconto e ofertas exclusivas para clientes fidelizados. Sem poder vender nas lojas físicas, é preciso criar uma estratégia continuar vendendo online.

Empresas que já possuem lojas virtuais podem aproveitar a estrutura dos sites para criar chamadas para chamar atenção dos clientes e também aproveitar as redes sociais para divulgar as ofertas. E quem não possui uma loja virtual, deve reforçar o marketing das ofertas em redes sociais e ampliar as formas de contato e venda através das redes e do WhatsApp.

Para clientes fidelizados, você pode ir além e oferecer descontos exclusivos, com produtos a preços mais generosos do que dos cupons de desconto. Assim, você cativa o cliente e poderá garantir mais vendas, já que estes consumidores já conhecem a sua marca.

Reforce o conteúdo e o posicionamento das mídias sociais da sua empresa

A presença digital já era importantíssima antes da quarentena, agora durante este período se tornou mais do que fundamental. Com a maioria das pessoas em casa, produzir mais conteúdo e reforçar o posicionamento do seu negócio é uma tarefa que o marketing deve cumprir. 

É hora de aproveitar ao máximo todos os recursos que redes sociais como o Instagram, o Facebook e o LinkedIN pode oferecer. Também é uma boa ideia passar a oferecer um atendimento personalizado pelo WhatsApp e produzir vídeos para o Youtube. Assim, você cresce a presença digital do seu negócio e ampliar o alcance de suas mídias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.