Whatsapp Business: Como utilizar em seu marketing
É importante que todo empreendedor saiba como utilizar WhatsApp Business em sua estratégia de marketing. Afinal, o aplicativo é uma ferramenta poderosa para encontrar novos clientes na Internet.
Em primeiro lugar, o WhatsApp tem um alcance que poucos aplicativos, marcas ou programas possuem: 99% de todos os smartphones ativos no Brasil contam com o mensageiro instalado.
Além disso, o WhatsApp se destaca por poder atuar em todas as áreas de uma campanha de marketing, desde o atendimento pré-venda até o fechamento e o pós-venda.
Quer saber como utilizar WhatsApp Business no seu negócio do jeito certo? Então, siga a leitura do artigo abaixo!
Como utilizar WhatsApp Business para conseguir mais clientes
Normalmente, as empresas acreditam que o WhatsApp Business é útil apenas para quem trabalha com delivery ou para fazer o atendimento ao público. No entanto, ele é um ponto de venda muito poderoso para qualquer tipo de produto.
Existem dois recursos específicos do WhatsApp Business que auxiliam no marketing de pequenos negócios: o catálogo de produtos e a integração com anúncios online.
O catálogo de produtos é a possibilidade de cadastrar os produtos que a sua empresa vende no WhatsApp, com direito a inserir fotos e descrição de modo que o consumidor possa comprá-los mais facilmente.
De certa forma, é como transformar o app em um e-commerce com contato direto com o cliente. Nada mal, não é mesmo?
Em segundo lugar, a integração com os anúncios online é algo simplesmente fantástico. Com o uso de uma ferramenta para gerar link do Whats App, é possível fazer com que a conversão dos seus anúncios vá diretamente para o seu canal de WhatsApp e possa iniciar uma conversa com o seu time de atendimento.
Por exemplo, suponha que você seja um dos 600 mil novos empreendedores que apareceram por causa da pandemia. Seu empreendimento consiste na venda de doces na sua região.
Para poder conseguir novos clientes, você cria anúncios no Facebook com fotos dos seus doces e o botão “Peça um orçamento agora mesmo!”.
Quando a pessoa clica nesse botão, há um link criado por você que abre automaticamente uma conversa no WhatsApp com o seu número e uma mensagem programada. Pode ser algo como “Oi, vi seu anúncio no Facebook. Queria encomendar alguns doces”.
Esse tipo de recurso aumenta a sua conversão e faz do WhatsApp o ponto de venda online da sua empresa. Nada mal, não é mesmo?
O WhatsApp Business pode ser uma ferramenta de newsletter
Um dos benefícios de ter o WhatsApp como ponto de venda é a possibilidade de criar listas de clientes para apresentar novos produtos, conteúdos ou outro tipo de material de marketing.
Por exemplo, suponha que você tem uma loja de games e costuma vender os jogos pelo WhatsApp. Usando a ferramenta de etiquetas da plataforma, você pode separar os clientes entre “donos de PS4”, “donos de Xbox One” e “donos de Nintendo Switch”.
Assim, sempre que a sua loja receber um grande lançamento para um desses consoles, é possível enviar uma mensagem para todos os clientes que se interessam pelo jogo.
Isso ajuda a aumentar a possibilidade de venda, uma vez que aquelas pessoas já compraram com você e confiam na sua loja.
O mesmo pode ser feito com promoções, campanhas especiais e outro tipo de situação que possa ser do interesse dos seus clientes. A possibilidade de entrar em contato diretamente com eles é muito poderosa. No entanto, use-a com cuidado para evitar se tornar cansativo e um incômodo.
WhatsApp permite a instalação de chatbots para agilizar o atendimento
Um dos benefícios do WhatsApp é poder reunir o atendimento pré ou pós-venda da sua empresa em um canal que é extremamente estável (é raro o WhatsApp cair), com muitos recursos (existem mensagens em texto, com negrito e itálico, emojis ou figurinhas, em áudio, em vídeo, em foto) e de ampla utilização.
No entanto, para não pesar o atendimento para a sua equipe, o WhatsApp apresenta outra vantagem: poder instalar um chatbot.
Com o serviço correto, é possível montar um bot de pré-venda e outro de pós-venda que lide com as questões mais comuns da sua empresa e alivie bastante a carga de trabalho do seu time de atendimento.
Depois do chatbot fazer a triagem e resolver os problemas mais comuns, ele irá passar para os atendentes humanos aqueles casos mais específicos e que necessitam de um toque mais humanizado.
Como deu para ver, saber como utilizar WhatsApp Business é essencial para qualquer empresa, especialmente aquelas de menor porte.
Afinal, assim você tem um excelente ponto de atendimento aos clientes, com ampla utilização, muitos recursos e integração com anúncios nas redes sociais e no próprio Google.
Portanto, estude bem como usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing para aumentar as suas possibilidades de conversão e garantir mais negócios.
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