SEO para iniciantes: Principais técnicas básicas que ajudam a trazer tráfego do Google para o seu site

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Quem conhece pelo menos um pouco do ramo do marketing digital com toda a certeza já ouviu falar sobre SEO. Ele é um dos assuntos mais falados dentro desse meio, por seus resultados efetivos dentro dos mecanismos de busca. Sendo assim, fica evidente o quanto é necessário entender um pouco sobre as técnicas usadas nessa ferramenta.

Sabendo disso, separamos aqui várias dicas práticas para quem deseja começar a aplicar o SEO em seus textos. Confira abaixo e aumente ainda mais a qualidade dos seus artigos!

O que é SEO

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca. Sendo assim, fica fácil descobrir que a técnica se trata de uma série de estratégias utilizadas para fazer com que um teto fique bem colocado no ranking dos buscadores.

O Google há vários anos é o mecanismo de busca mais utilizado pelos usuários da internet. Através dele é possível descobrir e aprender mais sobre qualquer assunto, apenas fazendo alguns cliques.

No entanto, a grande quantia de informação faz com que fique muito difícil se destacar como produtor de conteúdo. Principalmente, porque os sites já consolidados dominam o topo das pesquisas e não oferecem espaço para os mais novos.

Sendo assim, o SEO vem para ajudar quem está começando a conquistar um bom lugar no ranking. As técnicas que podem ser aplicadas são muitas e fazem diferença efetiva quando utilizadas com frequência.

Dicas simples para quem está começando

Sabendo da importância que o SEO tem dentro das estratégias de marketing digital, fica evidente que não trazê-lo para dentro do seu conteúdo significa ficar para trás em relação a concorrência. No entanto, apesar de ser constituída por técnicas simples, essa estratégia precisa ser muito bem estudada antes de ser colocada em prática.

Sabendo disso, separamos aqui as melhores estratégias para você que está iniciando o uso do SEO em suas postagens. Acompanhe abaixo!

Sempre faça uso das palavras chave

Ao falarmos e SEO On Page, um dos temas indispensáveis são as palavras chave, chamadas também de Keywords.

O papel delas é simples e fácil de entender: resumir o conteúdo do texto para que possa ser informado ao buscador. Essa informação é transmitida de maneira orgânica, conforme a quantidade de vezes que a keyword é citada no texto e os locais de sua colocação.

A palavra chave deve ser pensada com muito cuidado pelo criador. É fundamental que ela resuma o caráter do texto, mas que também seja atrativa ao consumidor. Além disso, ela também precisa ser um tipo de “pesquisa óbvia” que seu cliente faria no Google.

Ou seja, se a busca do seu consumidor é “estratégias de SEO para quem não sabe nada”, as palavras “estratégias de SEO” devem estar dentro ou ser a sua keyword, por exemplo.

Distribua a keyword de maneira natural

A partir do momento que a sua palavra chave foi definida, é preciso distribuí-la em seu texto. A densidade recomendada pelos especialistas varia entre 1 e 2%. Ou seja, um texto de mil palavras deve conter a keyword no mínimo 10 vezes e no máximo 20

No entanto, também é fundamental que a palavra seja espalhada de maneira natural, sem deixar o texto cansativo. Ela deve estar em todas as partes do texto, do primeiro parágrafo ao último.

Porém, também é válido destacar que a presença dela em pontos estratégicos também é muito importante. O título, subtítulo e parágrafos principais são fundamentais para o buscador e devem obrigatoriamente conter a keyword.

Jamais faça cópia de outros conteúdos

Se tem algo que o Google identifica rapidamente e de maneira bastante efetiva é o plágio. Qualquer sequência de frases que seja idêntica à de outros sites, será boicotada e, em alguns casos, até mesmo banida.

Sendo assim, mesmo que você não seja muito familiarizado com a produção textual, não faça cópia de outras plataformas. Procure recriar as frases com as suas palavras e utilizar termos parecidos. Nesse momento, sites com dicionário de sinônimos podem se fazer bastante úteis.

Sabemos que, ao produzir conteúdo para a web, nem sempre se tem domínio total do assunto. Caso esse seja o seu caso, busque consultoria de algum profissional da área para te ajudar na criação do texto.

Dessa forma, além de garantir maior embasamento teórico para o artigo criado, você ainda fica bem longe das cópias que podem arruinar todo o seu trabalho.

Conte com a ajuda dos links

Os links são grandes aliados de quem está começando a praticar o SEO. Comumente, o site ou blog ainda não possui relevância suficiente para estar nas primeiras páginas no ranking de pesquisas dos buscadores. Sendo assim, é preciso contar com o apoio de plataformas já consolidadas.

Sabendo disso, ao produzir os seus textos, procure criar links dentro deles para sites que já são bastante relevantes.

Com isso, além de trazer embasamento de qualidade para as informações transmitidas, o algoritmo do Google vai entender que seu conteúdo é relacionado com outro que já faz sucesso. Dessa forma, vai impulsioná-lo para ser visto pelos demais usuários.

Além disso, caso você tenha contato com alguém que já possui um nome consolidado dentro do ranking, não tenha vergonha e peça ajuda.

Caso esses sites comecem a colocar links da sua plataforma, seu conteúdo crescerá muito mais rápido. Afinal, além da ajuda do algoritmo, você ainda tem a oportunidade de ter contato direto com seus possíveis consumidores.

Invista em URLs qualificadas

Ao começar a estudar o SEO para iniciantes, é preciso entender que as técnicas vão muito além da produção de conteúdo. As palavras chaves, os links e demais fatores influenciam diretamente, mas só produzem resultado quando aliados a outras estratégias.

A URL, por exemplo, não pode ficar de fora quando se trata de obter bons resultados no Google. Afinal, ela é o contato mais direto entre o algoritmo do buscador e o seu site. Sendo assim, ao elaborar a URL do seu conteúdo, não esqueça de incluir nela também a palavra chave.

Ela deve entrar logo no começo do endereço e ser acompanhada de outros sinônimos que fazem sentido. Dessa forma, as buscas parecidas também são abrangidas e a chance de conseguir o sonhado clique aumente ainda mais. Vale lembrar também que a URL deve ser curta, para que não ocorra dispersão do conteúdo.

Invista em uma Meta Description de qualidade

Você pode até não saber o que é a meta description, mas com toda a certeza já leu algumas ao fazer uma pesquisa sobre determinado assunto.

Elas se tratam daquele pequeno texto que fica logo abaixo do título do artigo quando realizamos uma pesquisa no Google. Quando não é escrita e selecionada, ela é automaticamente mostrada como um pedaço aleatório do texto retirado pelo próprio mecanismo de busca.

Ou seja, ignorar esse espaço é perder uma oportunidade ótima de atrair o consumidor para seu link. Sendo assim, invista em uma frase de cerca de 3 linhas, que resuma seu conteúdo e chame o leitor para o clique.

O SEO para iniciantes é um tema muito buscado atualmente. Afinal, todos que adentram o meio do marketing digital sabem de sua importância e relevância. Sendo assim, comece hoje mesmo a seguir essas dicas e a colocá-las em prática. Com toda a certeza você perceberá os resultados positivos rapidamente!